Em breve, o litoral do Paraná estará de cara nova. Quem visitou o município de Matinhos recentemente sabe que as obras de recuperação da orla estão avançadas e já apresentam melhorias para os moradores e turistas. A intervenção, prevista para ser entregue no próximo ano, é de grande relevância para a região e, sem dúvida, é um investimento que aposta no potencial turístico. Os últimos dados sobre o andamento da obra foram divulgados na sexta-feira, 6, pelo Instituto Água e Terra (IAT) e apontou que, com os avanços nos últimos meses, a revitalização está 87,1% concluída.
Isso se deve aos avanços obtidos nas últimas etapas da obra quanto a microdrenagem. Quando finalizado, o sistema terá 23 quilômetros de novas canaletas. Essa etapa começou a ser instalada em maio, com um investimento de R$ 39,2 milhões. O serviço, com a macrodrenagem (que já está 90% finalizada), vai resolver um problema antigo que afeta muito os moradores de Matinhos: os alagamentos constantes em dias de chuva.
Além desses sistemas, indispensáveis em uma obra desse porte, está a revitalização urbanística da orla marítima com o plantio de espécies nativas, engorda da praia, melhorias na pavimentação asfáltica, recuperação de vias urbanas, ciclovia, pista de caminhada e corrida, pista de acessibilidade e calçada.
Ou seja, as intervenções vão melhorar toda a infraestrutura do município e impactar na qualidade de vida da população e da oferta turística para atrair mais visitantes. É o começo de uma nova história que será contada no litoral, com potencial para se desenvolver economicamente no setor do turismo, com a população que se sentirá mais valorizada e amparada pelo poder público.