Editorial

As contratações temporárias e a retomada da economia

O momento é especialmente importante para aqueles que estão há tempos procurando uma recolocação no mercado de trabalho, dificuldade esta que foi intensificada com a chegada da pandemia

1o8jv1u

Todo fim de ano, o comércio precisa contratar mais funcionários para atender as demandas das vendas em função das comemorações de Natal e Ano Novo. Com isso, muitos trabalhadores conseguem uma vaga que, mesmo que por prazo determinado, pode resultar em uma contratação futura.

O momento é especialmente importante para aqueles que estão há tempos procurando uma recolocação no mercado de trabalho, dificuldade esta que foi intensificada com a chegada da pandemia, quando o cenário ficou ainda mais complexo. Agora, ao que tudo indica, o momento é de retomada. 

O fim de ano é uma das datas mais esperadas pelo comércio devido ao volume de vendas, resultado do pagamento do décimo terceiro salário, que aquece o mercado com um poder maior de compra pelos consumidores.

Entre janeiro e setembro, no Paraná, foram 1.148.853 vagas criadas e 980.256 fechadas, dando um resultado positivo de 168.597 vagas. Este foi o maior recorde desde 2004. Esses dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) foram divulgados nessa semana e mostram que o Estado vem se recuperando. 

Quem ganha com isso, certamente, são os cidadãos paranaenses que estão em busca de uma recolocação. Com as contratações temporárias e a possibilidade de efetivação, caso haja o interesse da empresa e do funcionário, esses números podem melhorar ainda mais e essa dificuldade ser superada no Paraná.

A pandemia gerou impactos prejudiciais na economia de todo o País, resultando na redução da abertura de novos postos de trabalho. No entanto, os índices mostram que o caminho tem sido traçado para melhorar cada vez mais esse cenário. Que as vendas de fim de ano superem as expectativas dos comerciantes para que novas oportunidades possam ser criadas nos municípios.

Você também poderá gostar

As contratações temporárias e a retomada da economia

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.