Editorial

Acessibilidade nas praias

Desde o começo da Operação Verão, 51 usuários fizeram uso dos equipamentos que auxiliam quem tem mobilidade reduzida a chegar mais perto do mar

editorial

Com a mensagem de que o Verão Paraná é para todos, o Governo do Estado divulgou o número de pessoas que utilizaram as cadeiras anfíbias nas praias do Paraná. Desde o começo da Operação Verão, 51 usuários fizeram uso dos equipamentos que auxiliam quem tem mobilidade reduzida a chegar mais perto do mar e aproveitar a praia como todo mundo.

As cadeiras estão disponíveis em pontos de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná até o dia 31 de janeiro e contam com o suporte de profissionais das áreas de fisioterapia e educação física para garantir a segurança dos banhistas. Para isso, mais de 300 pessoas que atuam nas ações do Verão Maior Paraná participaram de uma palestra com uma pessoa da região que é destaque nacional na luta dos direitos das pessoas com deficiência, a Emanuelle Aguiar. 

Atualmente ela é presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Coede). No ano passado, foi a primeira estudante com paralisia cerebral a se formar na UFPR – Litoral (Universidade Federal do Paraná), em Matinhos, deixando um legado na universidade, superando as barreiras da deficiência e levantando a bandeira da educação inclusiva e da luta contra o capacitismo.

Portanto, com a equipe preparada e consciente, a utilização das cadeiras anfíbias volta a ser disponibilizada nas areias do Paraná pelo significado que possuem na vida de quem, por algum motivo, fica impedido de ter momentos de lazer perto da água e em segurança. Além disso, a chamada Praia Acessível, reforça o compromisso com a acessibilidade e a busca pelos direitos tanto do público flutuante que frequenta esporadicamente o litoral, como de seus moradores.

Você também poderá gostar

Acessibilidade nas praias

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Acessibilidade nas praias

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.