Editorial

A voz dos jovens nas Eleições 2022

Com presença ativa nas redes sociais, o TSE atingiu o recorde de 2.042.817 novos eleitores em todo o País

editorial

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vem, desde 2015, enfatizando a campanha Semana do Jovem Eleitor. Várias ações são realizadas em anos eleitorais para convidar a juventude brasileira a tirar o título e participar do pleito. Neste ano, as estratégias adotadas na campanha parecem ter acertado em cheio o interesse deste público. Com presença ativa nas redes sociais, o TSE atingiu o recorde de 2.042.817 novos eleitores em todo o País entre 16 e 18 anos, que no dia 2 de outubro comparecerão às urnas para exercer o direito do voto.

Uma das ações de destaque foi um tuitaço promovido para conscientizar a juventude sobre a importância do voto e da escolha dos representantes. O Twitter afirmou que foram publicados, durante a mobilização, cerca de 6,8 mil tuítes com esse tema, que chegaram às telas de mais de 88 milhões de pessoas. O que representa mais de 4,7 mil usuários da plataforma participando da iniciativa, seja com publicações próprias ou com a retransmissão de postagens feitas por pessoas que seguem na rede social.

Essa e outras iniciativas certamente colaboraram para o número recorde de jovens que poderão votar neste ano e prova que pode haver o engajamento e ampla participação para as questões que envolvem cidadania. De acordo com dados divulgados pelo TSE, que mostra o quantitativo do eleitorado por região e município, assim como o perfil do eleitor, Paranaguá tem mais de 6 mil jovens de 16 a 20 anos aptos a exercer o seu direito nessas eleições.

Que a experiência do voto possa trazer aos jovens a consciência sobre a importância da democracia e da voz que podem ter na sociedade ao escolher seus representantes com base nas propostas que acreditam ser as melhores para o futuro do País.

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Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.