Editorial

A nova maternidade e a humanização do parto

Na vida há várias etapas a serem transpostas, as quais vão, no decorrer da existência das pessoas, servindo como experiência para cada cidadão.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, "humanizar o parto é um conjunto de condutas e procedimentos que promovem o parto e o nascimento saudáveis, pois respeita o processo natural e evita condutas desnecessárias ou de risco para a mãe e o bebê".

Na vida há várias etapas a serem transpostas, as quais vão, no decorrer da existência das pessoas, servindo como experiência para cada cidadão. Durante a vida de todos os seres há a necessidade de enfrentar os aspectos naturais e fisiológicos comuns às espécies, ou seja, há um nascimento, mudanças de fases como a infância, adolescência e idade adulta até, evidentemente, culminar na morte.

Na atualidade, existem várias recomendações para se buscar a humanização do parto, tendo em vista os inúmeros benefícios da adoção dessa prática. É comum verificar-se no cotidiano pessoas, que sofreram intervenções cirúrgicas, relatando a falta que faz não ter presenciado a chegada ao mundo daquele ser que se constituiu no foco principal de amor durante toda a vida: um filho. A partir dessa constatação, a mulher, em muitas situações, queixa-se de não ter estado consciente e preparada adequadamente para receber a criança em seus braços e ter a possibilidade de dar os primeiros cuidados a ela, o que, sem sombra de dúvidas, fortaleceria o elo e o vínculo entre mãe e filho.

Esse é apenas um fator importante da humanização do parto, pois tal quesito traz em seu bojo a retomada do processo natural de trazer ao mundo um bebê, enfocando na busca por criar um ambiente e momento livres de traumas e desconforto, além de fornecer mais confiança e segurança à parturiente, sobretudo pela presença de um familiar no momento do parto.

Essa humanização é fundamental nos ambientes hospitalares. E a boa notícia é que o Hospital Regional do Litoral, com a entrega da nova maternidade, está pautado nesta linha de raciocínio, ou seja, surge no horizonte uma nova maneira de ver o nascimento das crianças, a qual é pautada na humanidade, empatia e valorização da vida.

A maternidade em Paranaguá, de acordo com informações veiculadas nesta edição da Folha do Litoral News, em breve voltará a atender a população parnanguara, criando um ambiente favorável para que as futuras mamães possam trazer seus filhos à luz do mundo.

O que se espera é que haja esforços para que realmente se crie um ambiente condizente com a necessidade da população litorânea a fim de que se tenha qualidade de vida também no momento do parto, o qual é de grande importância para a família.

Você também poderá gostar

A nova maternidade e a humanização do parto

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.