Buscar emprego é uma tarefa diária de muitos brasileiros que se viram sem renda e com dificuldade de conseguir se restabelecer nos últimos anos. Nessa semana, duas notícias chamaram a atenção com relação a geração de emprego. Com a divulgação dos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), na terça-feira, 28, o Paraná foi o Estado que mais gerou empregos na região Sul, com a geração de 75 mil oportunidades. Entre todos os Estados, o Paraná ficou atrás apenas de São Paulo (304.328 vagas), Minas Gerais (108.747) e Rio de Janeiro (77.648), que contrataram mais pessoas nos primeiros cinco meses deste ano.
A segunda notícia com relação a emprego é de Paranaguá. Trabalhadores formaram uma fila extensa na manhã de quarta-feira, 29, em frente à Agência do Trabalhador. O motivo foi a busca de uma das 30 vagas anunciadas por uma rede de supermercados instalada na cidade.
A secretaria municipal do Trabalho e do Emprego afirmou que tem tentando fazer com que essas oportunidades sejam cada vez mais viabilizadas pela Agência do Trabalhador para beneficiar a população que possui cadastro. Desta forma, novas empresas que chegam na cidade, e mesmo as que já estão instaladas, podem contratar pela Agência, valorizando e priorizando os trabalhadores de Paranaguá que buscam essa recolocação no mercado ou mesmo aqueles que buscam a primeira oportunidade.
Após os danos causados pela pandemia com o aumento do índice de desemprego, é preciso mesmo que novas estratégias sejam adotadas para contribuir com a economia local. Espera-se que, nos próximos meses, o saldo de empregos no Paraná pelo Caged seja novamente positivo. Desta forma, será possível chegar próximo de suprir a necessidade dos trabalhadores que buscam a recolocação no mercado para que as regiões consigam prosperar.