Um dos pratos mais procurados nas festas de final de ano é o pernil suíno. Apreciado por grande parte dos brasileiros, é um dos itens mais requisitados na ceia de Réveillon.
De acordo com Afonso Paes, proprietário de um açougue em Paranaguá, a venda da carne de porco aumentou 50% no mês de dezembro por causa da tradição. “Os brasileiros mantêm os costumes que são passados através das gerações. Comer carne de porco no Ano-Novo é uma delas. Nós vendemos e damos dicas de preparo, pois é um prato muito apreciado na virada de ano”, contou.
A peça mais procurada é o pernil, seguido pelo lombo e a costela suína. Todas são feitas assadas. Outro tipo de carne bastante requisitada no açougue é o pernil de carneiro, que também assume uma posição de destaque na mesa de Réveillon.
De acordo com Paes, apesar do aumento na venda de carne de porco no mês de dezembro, mesmo assim não supera a procura pela carne bovina. “O churrasco é uma das comidas preferidas dos brasileiros durante o ano inteiro e em dezembro também”, apontou.
SUPERSTIÇÃO NA CEIA
A virada do ano é marcada por muito simbolismo. Uma das crendices principais para atrair sorte está nos alimentos. A tradição em comer carne de porco, segundo os místicos, veio da China, pelo fato de acreditarem que é um animal que atrai prosperidade, em razão de fuçar para frente
De acordo com a tradição, comer carne de porco simboliza progresso, trazendo a seguinte explicação: Apesar de ser interpretada de diferentes maneiras em cada religião, é uma opção interessante para a ceia de Ano-Novo. O animal é sempre colocado no centro, pois simboliza o progresso. O tamanho também representa a abundância.