O Natal é a época mais esperada pelo comércio, período em que a oferta de produtos aumenta e os consumidores compram mais, devido ao recebimento do 13.º salário e dos gastos habituais de fim de ano. Para a Associação Paranaense de Supermercados (APRAS), os comerciantes estão otimistas com as vendas de fim de ano, em especial a de itens típicos da época, como panetones, vinhos, espumantes, chester, peru entre outros. A expectativa foi alcançada pelos supermercadistas e a tendência é o cenário melhorar ainda mais à medida que o Natal e o Ano-Novo se aproximam.
O setor afirma que o crescimento deve ser 6% maior que o observado no ano passado. “Este otimismo pode ser explicado por um conjunto de fatores, como a redução da inflação, a queda da taxa de desemprego, a liberação de saques do FGTS, o recebimento do décimo terceiro salário, além da proximidade com as festas de fim de ano, que aquecem naturalmente as vendas nesta época”, explicou a APRAS.
O setor afirma que o crescimento deve ser 6% maior que o observado no ano passado
Desta forma, os comerciantes também estão mais confiantes para realizar investimentos.
“As vendas neste fim de ano já devem sinalizar o ano que teremos em 2020. Caso as nossas expectativas de crescimento sejam atingidas, iniciaremos o ano com mais otimismo e prontos para realizar novos investimentos, o que vai gerar mais emprego e renda e ajudar o País a se recuperar economicamente”, afirmou a APRAS.
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) apresentou o melhor resultado registrado no mês de outubro desde 2011.
RECUPERAÇÃO DA ECONOMIA
O Datacenso entrevistou comerciantes que afirmaram que 2019 foi um ano melhor que 2018. Os indicadores recentes da atividade econômica evidenciam que 2020 tende a ser ainda melhor devido ao início da recuperação da economia brasileira. Enquanto o crescimento de 2018 para 2019 foi de 0,92%, a taxa esperada de 2019 para 2020 é de 2,17%, mais que o dobro.
“O Grupo Datacenso traz pesquisas que comprovam o ânimo por parte do empresariado, que está alinhado com o novo momento econômico do País, e que agora está mais disposto a investir no País. Novos investimentos em produtos, serviços, tecnologias, inovações e ações que valorizem e promovam o ser humano serão o desafio para o próximo ano. É necessário unir e cooperar para construir uma marca e negócios mais sustentáveis a partir de agora”, destacou o CEO do Instituto Datacenso, Claudio Shimoyama.
Os consumidores também estão retomando o ritmo de consumo, de acordo com a pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). “Esse foi o melhor mês de novembro dos últimos cinco anos e reforça a ideia de que a economia está melhorando e as famílias estão mais entusiasmadas com as compras”, afirmou Shimoyama.