Economia

Sebrae promove mutirão para auxiliar microempreendedores individuais

Iniciativa é realizada em Paranaguá, Matinhos e Pontal do Paraná até amanhã

O Sebrae, em parceria com as prefeituras municipais, está realizando em 92 municípios do Paraná mutirões para auxiliar microempreendedores individuais (MEI) com a declaração anual. Até a sexta-feira, 2 de março, as Salas do Empreendedor de Paranaguá, Pontal do Paraná e Matinhos estarão de portas abertas para atender os empresários com dúvidas sobre o preenchimento da Declaração Anual ao Simples Nacional (DASN), referente ao exercício financeiro de 2017.

Nos três municípios contemplados no litoral, o mutirão acontece nas prefeituras municipais. A declaração é gratuita e indispensável para garantir ao empreendedor a continuidade dos benefícios previstos em lei. O prazo para entrega se encerra no dia 31 de maio. Mas, é preciso ficar atento porque, neste ano, a data coincide com o feriado de Corpus Christi. Quem deixar para fazer o envio no último dia não contará com o atendimento de funcionários, já que não haverá expediente.

foto2sebrae

MEIs podem aproveitar a oportunidade para tirar suas dúvidas

 

Além de receber ajuda para a entrega da declaração, o microempreendedor ainda pode receber orientações para aprimorar a gestão do seu negócio. Nos espaços também é possível pegar informações sobre a agenda de consultorias gratuitas que acontecem regularmente nas salas e também o calendário de oficinas e capacitações.

“O período é importante para todos. Mesmo quem vai entregar o documento pela primeira vez poderá tirar todas as dúvidas e ter a certeza de que estará preenchendo todos os dados corretamente, ganhando tempo”, disse a consultora do Sebrae/PR, Carla Selva.

Outra vantagem de participar dos eventos é poder conhecer as soluções oferecidas pelo Sebrae para auxiliar os MEIs na gestão e desenvolvimento dos negócios.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Antes de comparecer às Salas do Empreendedor, é necessário que o microempreendedor tenha em mãos os dados referentes ao faturamento bruto do ano anterior, quanto deste valor foi obtido por meio de revenda (comércio), ou venda (indústria) de produtos e se possui empregado.

O descumprimento no prazo de entrega da DASN implica em pagamento de juros e multa e pode resultar em cancelamento de benefícios como cobertura previdenciária, isenção de taxas para o registro da empresa e acesso a crédito bancário.

CIDADE EMPREENDEDORA

O secretário municipal de Trabalho, Emprego e Assuntos Sindicais, Brayan Roque, afirmou que é importante que os microempreendedores participem do mutirão. “Os serviços são totalmente gratuitos, quem não fizer pode ficar em dívida, gerar multa, o que gera um grande transtorno aos MEIs. O atendimento começa às 11h e vai até às 17h”, destacou Brayan.

A diretora do departamento de Comércio e Serviços da Prefeitura de Paranaguá, Deise Leal, explica que na segunda e terça-feira desta semana, 26 e 27, foram realizados 80 atendimentos e declarações. “Somos parceiros do Sebrae neste evento e estamos abertos também para suprir outras dúvidas dos MEIs”, frisou Deise.

Paranaguá conta hoje com 6.800 microempreendedores individuais, 359 novos negócios foram gerados na cidade na Sala do Empreendedor. Somente neste ano, foram 57 novas empresas abertas no espaço. “Somos uma cidade empreendedora, a procura tem sido cada vez maior e neste ano aumentamos em 25% o atendimento referente ao ano de 2018”, concluiu Deise.

 

Você também poderá gostar

Sebrae promove mutirão para auxiliar microempreendedores individuais

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.