Iniciativa acontece por meio de parceria entre Prefeitura de Paranaguá e Sebrae
O prefeito Marcelo Roque, o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), Lourenço Fregonese, e membros da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap), do Sebrae do município participaram de discussão para implantação do Programa de Desenvolvimento Econômico (Prodec) em Paranaguá. Denominado de programa “Cidades Excelentes”, a iniciativa está sendo formulada em uma parceria entre prefeitura e Sebrae em conjunto com lideranças locais. A reunião ocorreu no auditório da APPA.
Vinícius Milani, coordenador de Ambiente de Negócios do Sebrae Paraná, destacou a apresentação do Prodec em Paranaguá, com inspiração em algo que já deu certo em Maringá desde 1996. “A cidade é a inspiração, pois lá já existe um conselho que pensa a cidade a médio e longo prazo. Como a sociedade civil organizada é extremamente envolvida e engajada neste conselho, ela é a demandante para o Poder Público. Sempre que se substituem prefeitos e vereadores, o Poder Público traz no plano de governo aquilo que o conselho colocou a médio e longo prazo como o que a cidade quer.
“Para instalar este Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codec), um decreto é possível, porém, como é que você estrutura isso de maneira organizada e sensibilizando a sociedade e o Poder Público constituído? Assim criamos esta metodologia do Prodec que em 12 meses vai estruturar este conselho no município”, destaca Milani, ressaltando que a reunião na APPA foi a segunda apresentação do programa. “A intenção é sensibilizar as lideranças constituídas e podermos, em curto prazo, começar o trabalho em Paranaguá”, acrescenta o coordenador do Sebrae.
Vinicíus Milani, coordenador do Sebrae, apresentou programa “Cidades Inteligentes” com foco em Paranaguá
“Vejo esta união de forma muito positiva, com segmentos e forças vivas da cidade programando e planejando uma cidade para daqui a 10 anos. Se nós queremos um futuro melhor para todos, isso tem que ser planejado agora. Parabenizo o Sebrae, a APPA e os órgãos municipais neste projeto em prol do desenvolvimento econômico. Nós passamos, isto é natural, mas temos que preparar a cidade para o futuro”, ressalta o vice-prefeito Arnaldo Maranhão, representando o prefeito Marcelo Roque. “Pensamos no diálogo e no futuro da cidade. Temos que ouvir continuamente segmentos e representantes que querem ajudar Paranaguá a crescer”, completa.
"Vejo esta união de forma muito positiva, com segmentos e forças vivas da cidade programando e planejando uma cidade para daqui a 10 anos", destaca vice-prefeito Arnaldo Maranhão
O diretor-presidente da APPA, Lourenço Fregonese, destaca que a união é algo de extrema importância para o desenvolvimento de Paranaguá. “Estão acontecendo várias coisas nos bastidores na área econômica, de indústria e de investimentos na nossa cidade. O Sebrae é um dos melhores órgãos que já apareceram neste País, sendo que o conhecimento passado para todos é importante, tendo em vista o que já está acontecendo, com a maior empresa do mundo se instalando em Paranaguá, com o perfil da cidade mudando, leve 10 ou 15 anos. Temos que estar preparados para isso”, explica. “Para 2030, o Porto está projetado para receber 83 milhões de toneladas. Temos que nos preparar para que avance junto o comércio, a indústria e o setor universitário”, complementa Fregonese.
Diretor-presidente da APPA, Lourenço Fregonese, destaca que a união é algo de extrema importância para o desenvolvimento de Paranaguá, elogiando a atuação do Sebrae em todo o Paraná e o País
“Tivemos uma apresentação do Codec, na qual estivemos, entre várias lideranças e autoridades de Paranaguá, discutindo algo muito importante para a nossa cidade, demonstrando que estamos empenhados para o desenvolvimento de Paranaguá. A intenção é que todos se fortaleçam, beneficiando a nossa economia e gerando renda para a população, mostrando para as autoridades que aqui estiveram presentes o quão importante é este conselho para ajudar a nossa cidade”, afirma o secretário municipal de Trabalho, Comércio, Indústria e Assuntos Sindicais, Brayan Roque.
“Tivemos uma apresentação do Codec, na qual estivemos, entre várias lideranças e autoridades de Paranaguá, discutindo algo muito importante para a nossa cidade, demonstrando que estamos empenhados para o desenvolvimento de Paranaguá", afirma secretário de Trabalho, Brayan Roque