Economia

Procura supera oferta no início da temporada do caranguejo-uçá em Paranaguá

Recomendação dos comerciantes é garantir a compra com antecedência para não ficar sem a iguaria

1 10 1

“Como a liberação iniciou agora, ainda temos essa escassez de caranguejo, mas já estamos recebendo remessas para atender aos clientes”, afirma a comerciante de pescados, Marilda do Rosário Alves

A captura e comercialização do caranguejo-uçá foi liberada nesta segunda-feira, 1.º de dezembro de 2025 e segue até 14 de março de 2026. Com isso, comerciantes e pescadores dessa iguaria, já comemoram e esperam pela grande procura. 

📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.

João Carlos Constante Costa trabalha com a comercialização do caranguejo há cerca de 25 anos e tem grandes expectativas para este período. “Aguardamos uma grande movimentação não somente dos parnanguaras, mas dos visitantes de Curitiba que vem a Paranaguá. Muitos vêm diretamente para a compra dos caranguejos. Como muitos ficarão nas praias do litoral, acreditamos que o consumo será alto”, avalia o comerciante.

2 7 1
“A procura tem aumentado e a quantidade de caranguejo que chega, diminuiu. Nossa dica é que não deixe para última hora”, explica o comerciante João Carlos Constante Costa

Ele acredita que a espécie tem estado mais escassa nos últimos anos e a procura chega a ser até maior que a captura. “A procura tem aumentado e a quantidade de caranguejo que chega, diminuiu. Nossa dica é que não deixe para última hora. É importante ter um vendedor específico para garantir sua compra porque realmente pode faltar especialmente no final de semana. O ideal é encomendar”, aconselha Costa.

Preço

Neste início da temporada de captura do caranguejo-uçá, a dúzia está custando, em média, R$40,00. Na manhã de terça-feira, 2, muitos dos locais de comercialização do crustáceo estavam sem a mercadoria e aguardando a chegada de nova remessa. 

Também há aproximadamente 25 anos trabalhando como comerciante de pescados, Marilda do Rosário Alves conta que a procura já iniciou alta. “Como a liberação iniciou agora, ainda temos essa escassez de caranguejo, mas já estamos recebendo remessas para atender aos clientes. Minha expectativa é de grande procura pelo crustáceo”, comemora Marilda Alves. 

A comerciante reforça que é possível encomendar a iguaria para não ficar sem o produto. “É interessante encomendar. O cliente entra em contato, pede lavado, tiramos a carapaça se o consumidor quiser, ou mesmo vivo e já limpo. O cliente leva da forma que escolher”, afirma Marilda que comercializa caranguejos de Guaraqueçaba e Ararapira.


Procura supera oferta no início da temporada do caranguejo-uçá em ParanaguáAvatar de Flávia Adans

Flávia Adans

Procura supera oferta no início da temporada do caranguejo-uçá em Paranaguá

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.

Você também poderá gostar