O Porto de Paranaguá fez na quinta-feira, 12, uma operação inédita de embarque e desembarque de veículos. No berço 205, foram movimentados simultaneamente 2.512 carros, 1.910 deles para exportação e outros 602 para importação. A novidade é que a operação foi realizada em um berço de atracação que geralmente é usado para operações com açúcar.
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De acordo com o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), Lourenço Fregonese, isso representa a capacidade que o Porto tem de operar diferentes tipos de cargas. “Temos nos preocupado em acompanhar as mudanças nos mercados nacional e internacional. Por isso, o porto tem sido preparado para receber produtos das mais variadas naturezas, o que tem atraído cada vez mais operadores”, explicou.
A EMBARCAÇÃO
O navio Shanghai Highway, atracado para a operação, chamou a atenção pela sua estrutura. Com aproximadamente 180 metros de comprimento e 32 metros de largura, ele segue agora com destino à Argentina.
NOVO LAYOUT
Nos últimos anos, o Porto de Paranaguá reorganizou sua infraestrutura portuária, de acordo com as novas demandas de mercado. Isso tem feito com que cada vez mais operadores escolham o local para exportar e importar produtos de alto valor agregado.
Uma das medidas adotadas foi a demolição de antigos armazéns, utilizados apenas até a década de 1980, dando lugar a novos pátios para movimentação de cargas gerais.
Com isso, o tamanho da área para armazenamento de veículos foi aumentado em 36%, o que representa 30 mil metros quadrados de novos pátios. Atualmente, podem ser armazenados, ao mesmo tempo, até 3,5 mil veículos no Porto de Paranaguá.
REFERÊNCIA
Com reformas de modernização e ampliação feitas nos últimos anos, o Porto de Paranaguá tem se tornado uma das principais opções do País para a movimentação de cargas gerais de alto valor agregado. Atualmente, é o segundo porto brasileiro em operações com veículos, exportando mais de 100 mil por ano. Entre as principais marcas que operam por Paranaguá estão as fabricantes internacionais Audi, BMW, Renault, Volkswagen e Volvo.
Segundo o diretor de Operações da APPA, Luiz Teixeira, além da capacidade para receber e armazenar um grande número de carros, o Porto de Paranaguá tem apresentado um serviço de qualidade, o que gera segurança a quem quer exportar ou importar. “Entre as principais vantagens destacadas por quem escolhe o porto paranaense está a capacidade de operar muitos veículos ao mesmo tempo, com o menor índice de avarias entre os demais portos brasileiros”, destacou.