Economia

Pesquisa com comerciantes revela como foram as vendas para o Dia dos Pais no Paraná

Estudo foi realizado com 600 paranaenses

vendas para o Dia dos Pais

Uma pesquisa do Grupo Datacenso Pesquisa e Inteligência de Mercado, em parceria com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), revelou o desempenho das vendas para o Dia dos Pais, que neste ano foi comemorado em 10 de agosto. O estudo foi realizado com 600 comerciantes paranaenses e apontou alguns comportamentos dos consumidores que decidiram presentear os pais na data especial.

Foram entrevistados estabelecimentos comerciais do Paraná, localizados nas regiões de Curitiba e Região Metropolitana, Londrina, Maringá, Cascavel (Cascavel e Foz do Iguaçu), Ponta Grossa, Guarapuava e Francisco Beltrão (Francisco Beltrão e Pato Branco). A coleta de dados foi realizada por telefone com o público-alvo, nos dias 12 a 14 de agosto de 2024.

Quanto ao cargo dos entrevistados, a maior parte é gerente/supervisor/responsável. Em relação ao porte da empresa, predominam as microempresas.

A pesquisa aponta que, no geral, para maior ocorrência dos comerciantes paranaenses as vendas do Dia dos Pais deste ano foram inferiores às do ano passado; e, para uma parcela significativa, as vendas foram iguais. Em uma análise comparativa, Curitiba registrou a maior queda nas vendas, enquanto Ponta Grossa e Cascavel foram as únicas regiões que apresentaram crescimento.

A maioria dos comerciantes, em geral, não recorreu a pesquisas de tendências de mercado para selecionar produtos específicos para o Dia dos Pais. No entanto, uma parte significativa dos comerciantes de Maringá utilizou essas pesquisas.

Para os comerciantes que possuem canal de venda on-line, os mais utilizados são: Instagram/Facebook, seguidos pelo WhatsApp e site.

vendas para o Dia dos Pais
Dia dos Pais foi comemorado no dia 10 de agosto. Foto: Ilustrativa/Freepik

Análise as vendas para o Dia dos Pais

Segundo o CEO do Datacenso, Claudio Shimoyama, a queda está relacionada à inflação elevada, que reduz o poder de compra dos consumidores, e à incerteza econômica, que torna as pessoas mais cautelosas com seus gastos. Além disso, o aumento das taxas de juros pode ter encarecido o crédito, dificultando as compras a prazo. A concorrência com o comércio on-line, que muitas vezes oferece preços mais competitivos, e as mudanças no comportamento dos consumidores, que podem estar priorizando outras despesas, também contribuem para essa redução nas vendas.

Shimoyama disse ainda que o consumidor paranaense acabou utilizando mais a compra no cartão de crédito.

“Tanto a prazo quanto à vista, mostrando que a economia realmente está fazendo com que ele financie suas compras, tanto é que diminui a venda, a compra, o pagamento a vista no Pix que diminuiu”, disse Claudio.

A pesquisa mostra também que a maioria dos comerciantes possui canal de vendas on-line. “Mas, tem uma parte significativa, 40%, que ainda não tem venda on-line, mostrando uma grande oportunidade para melhorar suas vendas a partir do momento que tem público que hoje compra muito através deste canal”, afirmou Claudio.

O segundo semestre do ano é visto com otimismo pelos comerciantes. “A maioria está animada, esperando esse segundo semestre, porque tem o décimo terceiro, chega o Natal, e isso ajuda muito, melhorando as vendas nesse período do ano”, declarou Claudio. 

Fazendo uma avaliação da forma de pagamento desse ano com relação ao passado, houve uma queda nas compras a prazo com cartão de crédito e aumentou significativamente a vista com cartão de crédito, um novo momento do consumidor, nesse ano, onde que o cartão de crédito tem um alto juros, ele acaba optando em não parcelar, mas comprando mais a vista.

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Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.