Uma pesquisa do Grupo Datacenso, em parceria com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), divulgada neste mês de outubro, revelou a expectativa dos paranaenses para a compra do presente de Dia das Crianças. Foram entrevistados 600 consumidores. Em média, os consumidores paranaenses planejam presentear duas crianças.
- O sucesso na era dos dados: uma conversa com Claudio Shimoyama, CEO da Datacenso
- Indústria paranaense cresceu 5,3% em 12 meses, mais do que o dobro da média nacional
O CEO da Datacenso, Claudio Shimoyama, economista e doutor em Engenharia de Produção, analisou os resultados da pesquisa. Segundo ele, o estudo mostra que a internet é o principal meio utilizado pelos consumidores para pesquisar e comparar preços de produtos antes de realizar uma compra, mas há uma parcela significativa que prefere visitar as lojas pessoalmente.
“A maioria dos consumidores irá escolher presentes tradicionais, aquele presente que foi pedido ou que a pessoa queira muito e outra parte significativa pretende surpreender”, revelou Claudio.
Em relação ao momento da compra de presentes, no geral, a maioria dos consumidores prefere realizar suas compras com antecedência. “No entanto, uma parte significativa deixa para a última hora. E, de acordo com pesquisas anteriores feitas pelo Datacenso, parte realmente tem o hábito de deixar suas compras para a última hora”, afirmou Claudio.

Segundo a pesquisa, a maioria dos consumidores paranaenses planeja presentear com brinquedos no Dia das Crianças. Em seguida, aparece as roupas, calçados e eletrônicos, dentre as opções mais escolhidas.
A pesquisa aponta que a estimativa da média do valor que os consumidores pretendem gastar no presente, do dia das crianças, está em torno de R$ 186,11.
“De acordo com o estudo, no geral, cerca de metade dos consumidores pretendem gastar o mesmo valor do ano passado na compra do presente do Dia das Crianças. Mas, tem uma parte significativa que pretende gastar mais”, disse Claudio.
A metade dos consumidores entrevistados planeja comprar o presente pela internet, indicando a força do comércio cada vez maior. As lojas físicas em shopping e as lojas de rua aparecem em seguida. “O fator mais importante na escolha de uma loja, no geral, é o atendimento ao cliente, seguido de preços competitivos, qualidade dos produtos, promoções e descontos, além da confiança na loja”, frisou Claudio.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
E, por fim, em relação às expectativas sobre o futuro da economia no País, a maior parcela dos entrevistados paranaenses está preocupada, seguida por um empate entre aqueles que estão desanimados e os que estão esperançosos. “O sentimento de preocupação ainda continua, como nas pesquisas anteriores”, finalizou o CEO do Datacenso.