A ceia do Réveillon tem como requisito obrigatório, na maior parte das casas do litoral, a presença de peixes e frutos do mar, algo que ocorre também nas comemorações das centenas de milhares de turistas que vêm ao litoral neste período de Ano-Novo. Segundo os permissionários, este final de ano está registrando um alto movimento no Mercado do Peixe de Paranaguá, onde chegam a ser atendidos cerca de 500 clientes por dia. Além do preço mais acessível, consumidores procuram produtos como o camarão e peixes nobres como o linguado e o salmão a um preço mais acessível e com qualidade, requisitos presentes entre os permissionários da localidade.
"A movimentação melhora muito neste final de ano. Vem muito turista das praias. A tendência com o Réveillon é boa. Os produtos que mais estão saindo é a pescada, camarão, tainha, bem como o linguado e a pescada amarela que são bem procurados no Réveillon por serem peixes para assar", afirma Iranor Lopes, proprietário do Comércio de Pescados Lopes no Box 05. "Neste final de ano, em um dia chegamos a atender mais de 500 clientes, algo que demonstra um bom movimento nesta época do fim do ano. Estamos à disposição dos clientes do litoral", completa, destacando que possui inúmeras opções de peixes e frutos do mar.
Milene Pireira Braga, uma das proprietárias da JM Comércio de Pescados, destaca que o movimento aumentou consideravelmente neste fim de ano devido aos turistas das praias do Paraná, que procuram o Mercado do Peixe pelos preços mais justos, 30% mais baratos do que os valores cobrados em outras cidades da região. "Na quinta-feira, 28, o movimento aumenta ainda mais com a proximidade do Ano-Novo. Os produtos mais procurados são o camarão, em primeiro lugar, bem como o salmão, que é um peixe para pratos mais elaborados. Mariscos e filés de peixe são bem procurados também", acrescenta.
"Muitos turistas descem neste período de Réveillon e o movimento melhora para nós. Atendemos pessoas de Curitiba, Maringá, entre outras cidades do Paraná, bem como os clientes de Paranaguá. Além disso, no Ano-Novo, a tendência é que o movimento melhore ainda mais", ressalta Fábio Victorio Pens, proprietário da Peixaria Grenal – Box 11. "O camarão é o carro-chefe, é o nosso produto mais procurado, não tem jeito. O peixe é levado também. Temos muita variedade aqui e estamos à disposição dos turistas e dos moradores no litoral", finaliza.