O comércio de Paranaguá aquece com as compras de fim de ano. À medida que a data se aproxima, é comum observar cada vez mais pessoas no comércio adquirindo os presentes que são típicos desta época e, para muitos, indispensáveis. A tendência, com o pagamento do 13.º dos trabalhadores, é de que o movimento comece a ficar mais significativo nos próximos dias se intensificando, ainda mais, na semana que antecede o Natal.
O gerente comercial do Shopping Colegial e diretor da Câmara do Comércio Varejista, Anwar Hamud Hamud, avaliou o impacto do 13.º para o comércio. “A primeira parcela geralmente é destinada para o pagamento das dívidas, liberar o crédito para ficar mais tranquilo. O comércio logicamente espera o 13.º, mas a 2.ª parcela. É para isso que nos preparamos”, contou.
Tal preparo consiste na criação de promoções específicas para a data, descontos e outros atrativos que possam levar o consumidor até a loja. “Teremos um movimento maior mais perto do Natal. Fazemos promoções como leve 2 pague 1, ou compre 2 e leve 3, para atrair os clientes”, disse Anwar. Para receber um maior volume de clientes, o comércio também tem contratado mais profissionais. “Eu cheguei a contratar cerca de 10 funcionários. Não fizemos uma contratação expressiva, mas necessária devido à data”, frisou.
Os horários alternativos para as compras que começaram a vigorar no dia 1.º também são uma forma de levar o cliente para as compras e oferecer mais facilidade. “Estaremos de portas abertas também aos domingos, nos dias 11 e 18 de dezembro”, afirmou Anwar.
O gasto médio por consumidor tende a ser menor neste ano, como indicou o diretor da Câmara do Comércio Varejista. “A compra média será inferior ao ano passado. No Dia das Crianças, tivemos um ticket médio de R$150 por pessoa e para o Natal o comerciante espera um ticket médio de R$100”, revelou Anwar.
MAIOR MOVIMENTO
O reflexo da 1.ª parcela do 13.º já foi sentido pela gerente da loja Amarelinha, Larissa Hamud, que percebeu o aumento de clientes no estabelecimento já no fim do mês passado. “A partir do dia 25 de novembro percebemos mais movimento no comércio. As lojas estão mais cheias e está havendo mais vendas”, observou.
Segundo a gerente, com a crise econômica, houve uma mudança no comportamento do consumidor. “Estão comprando mais à vista, no dinheiro, e fazendo parcelas mais curtas ao invés de optar pelo crediário, isso melhorou muito. A compra está sendo mais consciente”, comentou.
ATENTO
O consumidor Messias Villa, morador no centro, após uma volta pelo comércio da cidade para fazer suas compras de fim de ano, avaliou como satisfatórias as ofertas e variedades dos produtos. “Dá para fazer uma comprinha sem ser exagerado. O movimento já está alto no comércio, alguns locais estão com promoção, mas espero que os preços baixem ainda mais”, disse.
Para ele, o 13.º é importante nesse período, mas há prioridades. “Primeiro temos que pensar nos itens de alimentação, de primeira necessidade para colocar dentro de casa e, depois, o que sobrou a gente gasta no comércio”, contou Messias.
NOVAS OPÇÕES
O shopping Estação Mall se instalou há pouco tempo em Paranaguá, mas já tem atraído muitos consumidores. A novidade fica por conta de lojas diferenciadas com novas propostas para a cidade. Para a gerente da livraria A Página, Camila de Oliveira Luiz Amorim, o movimento aumentou bastante nos últimos dias. “A tendência é aumentar ainda mais, pois o fluxo de pessoas já está acima do esperado. Não tínhamos ideia da recepção do público, começamos bem tímidos com a questão dos livros e agora já recebemos quase que diariamente e aumentamos o nosso acervo, por isso esperamos que nas próximas semanas haja ainda mais movimento”, relatou Camila.
A livraria irá completar um mês de instalação e conta com um café, que é o grande diferencial do local. “Temos um pianista e contação de histórias aos sábados. O piano também é aberto aos clientes, assim todos podem tocar”, completou a gerente.