conecte-se conosco

Economia

Governador Ratinho Júnior apresenta potencial do Paraná a investidores brasileiros

Apresentação foi na primeira edição do BuyPR

Publicado

em

Ratinho Júnior destacou fatores estratégicos que elevaram o Paraná à quarta economia do Brasil / Foto: Divulgação/BUY PR

O governador Carlos Massa Ratinho Júnior apresentou nesta segunda-feira, 6, em São Paulo, as oportunidades de negócios no Paraná a investidores institucionais brasileiros. A apresentação foi na primeira edição do BuyPR, evento na sede do banco BTG Pactual organizado pela plataforma de investimentos Apex em parceria com a TM3 Capital e a Invest Paraná – a agência de captação de negócios no Estado.

A explanação foi feita pelo próprio governador, lideranças do Estado e empresários paranaenses de setores variados, como indústria, agronegócio, mercado imobiliário, infraestrutura e tecnologia. O objetivo é incentivar empresas de outros estados e mesmo internacionais a buscar o Paraná para se instalar e desenvolver parcerias que tragam desenvolvimento socioeconômico ao Estado.

Ratinho Junior destacou fatores estratégicos que elevaram o Paraná à quarta economia do Brasil e que pesam favoravelmente na tomada de decisão dos investidores. Entre eles, a segurança jurídica para se investir no Paraná, a infraestrutura, logística e mão de obra, bem como a preocupação com a sustentabilidade.

“O crescimento do PIB no Paraná é reflexo do ambiente favorável para negócios e de investimentos transformadores para a infraestrutura e logística do Estado, o que resultou na atração recorde de investimentos privados”, destacou o governador na apresentação.

“Também tiramos amarras que travavam o interesse do investidor. Quando você tira essas amarras, o investidor começa a olhar com bons olhos para o Estado, ele consegue se autofinanciar, busca sócios. Nós conseguimos criar esse ambiente tranquilo”, enfatizou Ratinho Júnior.

Na área da sustentabilidade, o governador afirmou que o tema virou um ativo para o Estado, uma espécie de selo para atrair investimentos. O Paraná foi eleito em 2023 pelo terceiro ano consecutivo o estado mais sustentável do Brasil pelo Ranking de Competitividade dos Estados.

“O mundo quer sustentabilidade, quer comprar de quem se preocupa com o meio ambiente. Por isso é uma obrigação nossa produzir com responsabilidade ambiental”, ressaltou o governador.

O CFO da indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi, Marcelo Safadi, um dos palestrantes do evento, apontou a agilidade do Paraná nas tomadas de decisões como fator diferencial que incentiva as empresas a se instalar no Estado. Em maio, a empresa, maior fabricante de genéricos do Brasil com 12 bilhões de comprimidos por ano, investiu R$300 milhões em Toledo, no Oeste, em uma nova fábrica.

“Essa pujança do Paraná nos faz permanecer lá, pela agilidade no atendimento, sempre de forma muito transparente nos documentos jurídicos. Isso realmente é um facilitador para quem quer investir. Por isso é um orgulho poder falar dessa boa experiência”, ressaltou Safadi.

Outro empresário que também falou no BuyPR sobre vantagens de se investir no Paraná foi Jefferson Nogaroli, do Grupo Nogaroli, holding composta por 12 empresas, entre elas a rede de supermercados Amigão, com unidades no interior do Estado.

“Com certeza investir no Paraná é um bom negócio, porque um diferencial muito grande do Estado é a renda da população”, avaliou o empresário no evento. “Ter um governo com visão empresarial também ajuda, porque o ambiente político pode ser um atrativo ou um detrator para investimentos. E o Paraná está com as contas em dia, o que também ajuda”, completou Nogaroli.

MOMENTO ÍMPAR

Os organizadores do evento destacaram o momento propício para se investir no Paraná. O diretor executivo da Apex, Wagner Krombauer, apontou o Estado como terra de oportunidade aos investidores que participaram do BuyPR.

“Dialogamos aqui sobre o destaque do Paraná com ambiente favorável à geração de negócios, com múltiplas oportunidades para investidores e empreendedores, uma terra de oportunidades”, afirmou.

Já o sócio fundador da TM3 Capital, Marcel Malczewski, disse que o evento atraiu nomes renomados do setor empresarial, justamente pelo potencial do Estado. “O Paraná está passando por um momento ímpar no seu desenvolvimento, com crescimento acima da média nacional”, apontou o executivo.

No primeiro semestre deste ano, o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado cresceu 8,66% na comparação com o mesmo período de 2022, mais que o dobro da média nacional, de 3,7%.

Do lado do Governo, o diretor-presidente da Invest Paraná, a agência de atração e promoção de negócios no Estado, Eduardo Bekin, apresentou as vantagens de se investir no Estado. Entre elas, a proximidade do poder público com a iniciativa privada para prover os negócios no Paraná.

“O Paraná é um estado que não atrapalha o empresário. Pelo contrário, ajuda o empresário. O Estado, através da Invest Paraná, trabalha junto com o empresário, com transparência. E aí quando os dados são claros, afastam a desconfiança de quem quer investir”, avalia Bekin.

PRESENÇAS

Também participaram do BuyPR o secretário de Planejamento do Paraná, Guto Silva; o CEO da Ebank, João Del Valle; o diretor de Novos Negócios da Copel, Cassio Santana; o CEO do Grupo Positivo Informática, Helio Bruck Rotenberg; o presidente da Madeira Madeira, Daniel Scadian; e o diretor-presidente da TMG, Francisco Soares.

Fonte: AEN

plugins premium WordPress