Economia

Dia das Crianças tem maior nível de intenção de compras dos últimos anos

Sondagem da Fecomércio PR e Sebrae/PR mostra que 74,4% dos paranaenses pretendem presentear nesta data

q4sym4

Uma sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e pelo Sebrae/PR, apontou que o Dia das Crianças terá um bom retorno aos comerciantes, uma vez que 74,4% dos paranaenses pretendem presentear nesta data. Este é o maior percentual da série histórica da pesquisa, iniciada em 2016.

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, a maior intenção de presentear neste ano no Dia das Crianças pode ser atribuída, entre outros fatores, à maior circulação de pessoas comparativamente aos dois anos anteriores, bem como percepção de melhora da conjuntura macroeconômica pela população, com o mercado de trabalho em recuperação.

“Existe também neste momento uma disposição maior para as celebrações, que ficaram um tanto quanto represadas durante o período mais crítico da pandemia. As crianças, em especial, foram bastante impactadas neste período, mas houve, em termos gerais, um fortalecimento das relações entre pais e filhos, o que explica esta disposição maior de comemorar esta data tão importante para o varejo nacional, que se traduz em presentes, passeios, promoção de brincadeiras, viagens, aquecendo assim o consumo de bens e serviços”, reitera Rodrigo.

Tipo de presente

Com 55,6%, os brinquedos são o principal tipo de presente escolhido, mas perderam um pouco do destaque na comparação com o ano passado, quando receberam 62,9% das menções. Por outro lado, roupas e calçados tiveram aumento em relação ao 2021, passando de 27,8% para 45,7%.

Os jogos educativos, que tiveram grande procura no ano passado, com 30,9% das citações, este ano tiveram apenas 9,6%. Eletrônicos como videogames, notebooks, tablets e celulares devem ter a comercialização ampliada, ao passarem de 5% em 2021 para 8,5% neste ano. Dar dinheiro para a criança escolher o que quiser será a opção de 7,5%. Já os livros e afins caíram consideravelmente, baixando de 17,4% no ano passado para 5,1% nesta edição do Dia das Crianças.

O valor do presente é o maior já registrado pela sondagem. O tíquete médio será de R$ 156,58. O valor está, inclusive, mais alto do que antes da pandemia – em 2019 a média gasta em presentes para as crianças era de R$ 90,33.

A maior parte das compras – 51,2% – será feita na semana que antecede o Dia das Crianças. Os consumidores que farão a compra no mesmo dia correspondem a 21,3%; os que vão se antecipar de 8 a 15 dias são 14,3%, e os que já compraram o presente somam 13,2%.

Paranaguá

O empresário e diretor da Câmara do Comércio Varejista da Aciap (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá), Anwar Hamud Hamud, informou que um acordo realizado entre os lojistas possibilitou que as lojas abrissem na última sexta-feira, dia 7, e no dia 12, próxima quarta-feira, Dia das Crianças, feriados municipal e nacional, respectivamente.

Portanto, algumas lojas estarão abertas nesta quarta-feira, 12, das 10h às 17h. A expectativa é de grande movimento, já que é início do mês e muitos trabalhadores receberam o pagamento, como afirmou Anwar.

“Em termos comparativos, a data nunca foi representativa em vendas, pois o segmento havia perdendo força para os presentes tecnológicos, smartphone, tablet e demais produtos. Após a pandemia, a data mostrou ser muito importante e que os brinquedos precisam de uma atenção especial. Além disso, a data é uma possibilidade de o lojista recuperar o tempo perdido com as restrições da pandemia”, destacou Anwar.

Com informações da Fecomércio PR

Você também poderá gostar

Dia das Crianças tem maior nível de intenção de compras dos últimos anos

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Dia das Crianças tem maior nível de intenção de compras dos últimos anos

Hedran Gebran

Hedran (Guru) Gebran é jornalista e colunista diário do Jornal Folha do Litoral News, onde há mais de 20 anos comanda a Coluna do Guru. Com uma vasta experiência, escreve sobre política, eventos, entretenimento e diversos assuntos de interesse geral, oferecendo aos leitores uma visão única e bem-informada sobre os principais temas que impactam a cidade e a região.