Economia

Desburocratização amplia vinda de novas empresas e ampliação das que já atuam em Paranaguá

Prefeito reforçou também que revisão do Plano Diretor será finalizada em 2022

talb2tvj

A vinda de novas empresas e ampliação das que já atuam em Paranaguá é algo que não somente beneficia o setor privado, mas também colabora com a sociedade, principalmente com a geração de emprego e renda à população, mas também com vinda de mais recursos aos cofres públicos por meio de pagamentos de impostos ao município que são investidos em melhorias à sociedade. Em entrevista, o prefeito Marcelo Roque explicou que, desde 2017, a Secretaria Municipal de Urbanismo (Semur) possui como missão desburocratizar a emissão de alvarás e de processos para que empresas se instalem no município, assim como para que invistam na ampliação de suas instalações. 

O prefeito também reforçou a importância da revisão do Plano Diretor em andamento, que será finalizada neste ano, e da construção da Avenida Atílio Fontana, entre o Parque São João e Alexandra, para criação de mais espaços para instalação do setor empresarial. 

“É uma pasta muito difícil. Quando eu assumi em 2017 o Urbanismo estava praticamente estagnado, até porque gestões passadas não faziam aqui o que era correto. Haviam questionamentos do Ministério Público. A nossa administração faz tudo ao contrário, às claras, com transparência, quando surgem dúvidas levamos as demandas ao Ministério Público, senta todo mundo na mesma mesa para fazer o desenvolvimento de Paranaguá”, afirma Marcelo Roque.

Segundo o prefeito, o pontapé inicial foi o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIC) do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP). “Aquilo foi um marco da administração. Em menos de 60 dias saiu o EIV daquela expansão em uma obra de mais de R$ 600 milhões, com posterior venda ao grupo de chineses, mantendo os empregos e a cada ano que passa aumenta”, detalha. 

Marcelo Roque ressaltou a agilidade do secretário municipal de Urbanismo, Koiti Cláudio Takiguti, e de toda a equipe da Semur nos alvarás de novas empresas e de expansões de empresas que já atuam em Paranaguá. “Só neste ano nós entregamos da CBL, Coamo, do pátio de veículos do Porto. No ano passado a Transol, enfim, a cada ano que passa estamos concedendo alvarás e, se isso ocorre, é sinal de que vai haver empregos, renda para o nosso povo e mais entrar mais recursos nos cofres públicos”, acrescenta.

“A única digo assim decepção, mas não é por parte da Prefeitura, pois a Prefeitura fez todo o seu papel, deu alvará de construção, isenção para que a empresa se instalasse, é o shopping Ilha do Mel, localizado lá na saída da cidade. Todo o procedimento foi feito”, explica Roque, destacando a necessidade de que os responsáveis pela obra realizassem o que foi colocado “no projeto e a obra inteira, isso não é culpa do município, que fez a sua parte”, acrescenta.

Novo Plano Diretor e construção da Avenida Atílio Fontana

Para o prefeito, uma das obras essenciais para alavancar o desenvolvimento de Paranaguá é a construção da Avenida Atílio Fontana no Parque São João até a Alexandra. “Depois que tiver essa infraestrutura, tenho certeza que muitas empresas se instalarão naquele espaço, até com a permissão finalizando agora da revisão do Plano Diretor, algo que temos que terminar neste semestre, destravando algumas coisas que engessavam o nosso município”, explica.

“Estamos fazendo tudo na legalidade. Ninguém aqui é contra o meio ambiente, nós somos a favor de ter o meio ambiente, mas de, paralelamente, haver o desenvolvimento no nosso município, e é assim que estamos fazendo”, finaliza Marcelo Roque.

Desburocratização amplia vinda de novas empresas e ampliação das que já atuam em Paranaguá

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.