Na sexta-feira, 24, será realizada em todo o Brasil a denominada “Black Friday”, um período de final de ano em que estabelecimentos fazem promoções, com possíveis descontos aos consumidores, porém nesta época há também golpes, preços falsamente menores e consumismo desnecessário, segundo a diretora do Procon Paraná, Claudia Silvano, referência estadual em Direito do Consumidor, área na qual é professora acadêmica no Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba) e da Escola de Magistratura Federal (ESMAFE) do Paraná. Segundo ela, a análise ampla de preços, inclusive em estabelecimentos que não participam da Black Friday, deve ser feita para que o consumidor não saia no prejuízo.
“Na sexta-feira, 24, acontece a esperada Black Friday, quando se prometem descontos significativos na compra de produtos e de objetos de desejo do consumidor, que deve ficar atento. A primeira avaliação que tem que ser feita é se eu quero, se eu posso e se eu preciso comprar determinado produto neste momento”, explica Claudia.
Segundo a diretora do Procon-PR, não são poucos os casos em que o consumidor adquire um produto neste tipo de promoção sem nem mesmo precisar dele, gerando prejuízos financeiros.
Além de levar em conta a realidade financeira, segundo Claudia Silvano, “o consumidor deve pesquisar e não se restringir às empresas que dizem participar da Black Friday, mas também às outras que não participam e muitas apresentam preços e condições de pagamento legais e melhores do que aquelas que participam da promoção”. De acordo com a diretora, é necessária uma análise anterior de preços a longo prazo em inúmeras lojas, para ver se os descontos oferecidos na Black Friday não são falsos.
SITES FALSOS
Segundo a representante do Procon-PR, o consumidor precisa ficar alerta a sites falsos de compras.
“Existem muitos casos em que estes sites falsos estão levando dinheiro do consumidor embora. O consumidor precisa ficar atento se o nome da empresa está correto, se não falta uma letra naquele site, pois acontece muito de o consumidor ser direcionado a sites falsos, pagando e não recebendo nada”, explica.
Outra orientação é que o pagamento on-line seja feito preferencialmente por cartão de crédito, visto que os sites falsos realizam fraudes com pagamentos em boleto, que não possibilitam devolução ou estorno do valor gasto em uma oferta falsa.
PROCON
“Se houver algum problema, o consumidor deve sempre lembrar do Procon e da plataforma on-line http://www.procon.pr.gov.br/”, destaca Claudia Silvano, ressaltando também o atendimento presencial, que em Paranaguá é feito no Terminal Rodoviário Urbano, bem como o canal de atendimento via telefone pelo número 0800-41-1512.
Foto: ANPR