Economia Natal

Compras de Natal movimentam comércio

Horário estendido ampliou vendas e a expectativa dos lojistas

A possibilidade de fazer compras depois do trabalho sem precisar enfrentar filas e em um horário em que o calor está mais ameno tem atraído os consumidores para o comércio de Paranaguá. Isso só é possível devido à ampliação do horário de funcionamento das lojas da cidade. Na semana passada, o comércio ficou aberto até às 20h e, nesta semana, as lojas atendem até às 21h. Já na próxima semana, do dia 18 ao dia 22, os consumidores poderão aproveitar até às 22h para colocar a lista de presentes em dia.

Quem não gosta de muito movimento precisa aproveitar logo para fazer suas compras. Isso porque o maior fluxo esperado é entre os dias 20 e 24 de dezembro, quando as lojas recebem muitas pessoas e há mais dificuldade em escolher o produto desejado, sem contar o tempo de espera nas filas para efetuar o pagamento.

 

FOTO%202%20com%C3%A9rcio%20natal%20(7)
Dias de maior movimento devem ser entre 20 e 24 de dezembro

 

CENÁRIO POSITIVO

É isso que afirma o gerente financeiro de uma loja de variedades, Renato Lopes. Segundo ele, o movimento já se intensificou na última semana e daqui para a frente vai aumentar ainda mais.

“Desde o dia 4 percebemos uma melhora. Muitas pessoas trabalham em empresas, não possuem tempo e aproveitam esse horário diferenciado. Depois, não tem como comprar com calma, quem deixar para o período de 20 a 24 tem que se preparar para encontrar muita gente e filas”, observou.

As compras nesta época, que é considerada a melhor de todo o ano pelos lojistas, estão parecidas com as do ano passado. “Pelo balanço que já fizemos está bastante parecido com o ano passado. As pessoas têm comprado muitas utilidades domésticas, querem renovar também seu estoque de cozinha, de cama mesa e banho, que é o que tem mais fluxo de caixa”, contou o gerente.

Entre as formas de pagamento, os cartões de crédito são os mais utilizados.

“Conseguimos implantar os vales-alimentação para agregar, esta tem sido a principal forma de pagamento, neste ano ainda mais que nos anos anteriores”, explicou Lopes.

Para a gerente de uma loja de vestuário, Jaqueline Gonçalves de Souza, a expectativa de venda é grande para os próximos dias. “Desde o início da semana passada já melhorou bastante o movimento, está satisfatório. Toda a mudança de escala de funcionários vale a pena para o horário estendido”, garantiu.

 

FOTO%203%20com%C3%A9rcio%20natal%20(4)
Comerciantes já sentiram o fluxo de pessoas aumentar desde a semana passada

 

O número de endividados cresceu na visão da gerente, que notou que as vendas seriam melhores se os consumidores tivessem controlado suas contas.

“O que notei de diferente neste ano é que tem aparecido mais negativados. Muita gente quer comprar e não consegue e esse problema tem atrapalhado um pouco. Se não fosse isso, estaríamos vendendo ainda mais. Acredito que as pessoas acumularam dívidas durante todo o ano e agora não podem comprar”, afirmou Jaqueline.

HORÁRIO

De 11 a 15 de dezembro, o comércio ficará aberto das 9h às 21h. Já no sábado, 16, os consumidores terão das 9h às 20h para realizarem suas compras. No domingo, 17, as lojas ficam abertas das 9h às 18h.

Na próxima semana, de 18 a 22 de dezembro, o comércio amplia mais uma hora e fecha somente às 22h. No dia 23, sábado que antecede o Natal, o horário será das 9h às 20h e, na véspera, 24, das 9h às 18h.

Você também poderá gostar

Compras de Natal movimentam comércio

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.