conecte-se conosco

Economia

Comércio funcionará normalmente no período de Carnaval em Paranaguá

Lojas terão um horário especial nos dias 28 de fevereiro e 1.º de março

Publicado

em

Um acordo entre o Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Paranaguá (Sindilojas) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Paranaguá, estabeleceram um horário especial para os dias 28 de fevereiro e 1.º de março, data em que se celebra o Carnaval.

Said Omar, presidente do Sindilojas, explica como será o funcionamento nesse período

O presidente do Sindilojas, Said Khaled Omar, destaca que conforme disposto na CCT 2021/2022, não haveria jornada de trabalho no dia 1.º de março, em razão da terça-feira de Carnaval. “Todavia, com o cancelamento do ponto facultativo através do Decreto Municipal de Paranaguá e Governo Estadual, em razão do enfrentamento, a calamidade pública da pandemia pelo vírus denominado Covid- 19, os sindicatos resolveram pela autorização da jornada de trabalho no dia 1.º de março, cujo presente Acordo Coletivo tem a finalidade de regulamentar o horário de trabalho. Nesta data, o comércio de Paranaguá abrirá excepcionalmente das 9h às 19h, com os funcionários tendo com intervalo mínimo de uma hora para descanso ou alimentação”, explica Said Omar, informando que é ressalvado que o empregado que trabalhar nesse dia usufruirá de uma folga integral no prazo máximo de noventa dias.

Também ficou estabelecido que na segunda-feira, 28, o horário será das 9h às 19h. Conforme o CCT 2021/2022, aos empregados que trabalharam no dia 19 de dezembro (domingo) teriam, direito à folga na segunda-feira de Carnaval dia 28/02/2022, portanto essa folga integral poderá ser trocada por outra data a escolha do empregado no prazo máximo de 60 (sessenta) dias.

Aos empregados que trabalharem nesses dias, a empresa fornecerá gratuitamente os vales transportes ida/volta e vale alimentação.

O presidente do Sindilojas informa também que “o funcionamento está livre para cada um”, e que na quarta-feira de cinzas, dia 2 de março, o expediente será normal no comércio de Paranaguá.