conecte-se conosco

Economia

Comércio em Paranaguá retoma o horário normal

Somente no dia 31 de dezembro as lojas ficarão abertas das 9h às 16h

Publicado

em

Foto:Pixabay

O comércio em Paranaguá já retomou o horário normal de atendimento aos clientes, das 9h às 19h. O horário especial de Natal, com abertura das lojas no período noturno e aos domingos, ajudou os consumidores a planejarem melhor a compra dos presentes e a pesquisarem os itens, gerando um aumento no movimento no município. Na véspera de Ano Novo, no dia 31 de dezembro, as lojas estarão abertas somente das 9h às 16h.

Segundo o empresário e diretor da Câmara do Comércio Varejista da Aciap (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá), Anwar Hamud Hamud, as vendas não foram tão expressivas quanto no ano passado. “Mas, tivemos uma movimentação maior, com mais consumidores circulando, mas em termos de vendas não foi superior ao ano passado com relação a todo o mês de dezembro. Um dos fatores para isso é a inflação, que aumentou o valor dos produtos como calçados, confecções, brinquedos, material escolar, etc”, analisou.

Esse movimento nas ruas pode ser explicado pela queda nas restrições e flexibilização dos decretos quanto a Covid-19. “Isso trouxe mais confiança para os consumidores irem às ruas, sem contar a vacinação, um fator que influenciou bastante para que tivessem confiança para sair de casa. Isso contribuiu para a movimentação”, disse Anwar.

De acordo com ele, o cenário de vendas pode ter variado entre os setores do comércio. “Acredito que para alguns comerciantes o cenário tenha sido melhor, varia muito para cada comércio. Esse foi o parecer na minha empresa, mas acredito que de forma geral o parecer foi esse. Temos que considerar que com a inflação o pessoal segurou um pouco mais o dinheiro e preferiu utilizar mais em lazer”, acredita Anwar.

O próximo ano deve ter novidades com relação às compras de Natal. “Teremos o sorteio da campanha de natal neste mês de janeiro, no dia 14, mas no decorrer do ano vamos planejar mais campanhas e uma campanha de Natal diferente das já realizadas”, afirmou Anwar.

Show de Prêmios

Este ano, o comércio local está novamente com a campanha Show de Prêmios. Podem participar todos os consumidores, pessoas físicas de qualquer idade, que realizarem compras nas lojas associadas. A cada R$ 30,00 em compras, um cupom é entregue para concorrer aos prêmios desta edição. 

Serão sorteados dois notebooks, duas bicicletas, dois smartphones, duas Smart TV LED e duas motos. O participante deverá preencher o cupom de forma legível e corretamente com dados pessoais, sendo permitidos apenas os dados de uma pessoa por cupom, colocando-o nas urnas instaladas nas lojas participantes até as 18h do dia 10 de janeiro de 2022. O sorteio será realizado no dia 14 de janeiro, às 15h, na Aciap.