Economia

Comércio em Paranaguá já funciona em horário estendido

Lojas estarão abertas neste domingo, das 10h às 18h

Para atender os consumidores neste mês que tem uma das datas mais importantes para o comércio, o Natal, as lojas em Paranaguá já funcionam em horário diferenciado desde o dia 1.º de dezembro. Nesta semana, até a sexta-feira, 9, o comércio ficará aberto das 9h às 20h.

A Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap) divulgou o horário especial de Natal. No próximo fim de semana, os consumidores terão um tempo a mais para comprar os presentes. No sábado, 10, as lojas ficam abertas das 9h às 19h e, no domingo, dia 11, das 10h às 18h.

Na próxima semana, de 12 a 16 de dezembro, o horário será das 9h às 21h; no sábado, 17, das 9h às 20h; e, no domingo, 18, das 10h às 18h.

Já na semana que antecede o Natal, entre os dias 19 e 23 de dezembro, o comércio estará aberto das 9h às 22h. Na véspera de Natal, dia 24, o expediente será das 9h às 18h. A partir do dia 26 de dezembro de 2022 o horário volta à normalidade.

Intenção de compra

Uma sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e pelo Sebrae/PR revelou que 78,8% da população pretende presentear no Natal. Esse percentual é inferior aos 82,3% registrados em 2021. O valor dos presentes deste ano também será menor: o tíquete médio será de R$ 322,36 ante os R$ 434,95 do ano passado.

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, o Natal é a principal data do varejo nacional e a expectativa neste ano é que continue movimentando o comércio de bens, serviços e turismo, com a intenção de compras um pouco menor do que em 2021, mas superior ao ano pré-pandemia.

“A projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a CNC, inclusive, é que alguns segmentos tenham expansão de vendas neste ano, como o de hiper e supermercados, por exemplo. Nas semanas que antecedem as festas natalinas há uma grande expectativa de reunião de famílias e amigos, e são muito positivas para o comércio, que também se beneficia no período de trocas, quando muitos consumidores retornam às lojas e acabam aproveitando a ocasião para comprar outros produtos”, afirma.

Tipo de presente

A sondagem indicou que as principais escolhas de presentes natalinos serão itens de vestuário (54,6%), brinquedos (37,9%), calçados (16,4%), perfumes e cosméticos (15,4%), acessórios (14%), lembrancinhas e artesanato (8,9%), livros e afins (8,2%), eletroeletrônicos, como videogames, notebook, tablet, celular e TV (8,2%), joias e relógios (5,1%). Também foram citados dinheiro em espécie, eletrodomésticos, comidas e bebidas e viagens.

Período da compra

A semana de Natal será a mais movimentada. Neste ano, boa parte dos paranaenses, 50,7%, vai deixar para comprar os presentes até sete dias antes da data, aumento considerável em relação aos 41,2% de 2021.

Outros 23,9% irão às compras de 8 a 15 dias do Natal e 9,5% farão a compra dos presentes no mesmo dia. Os que preferem se antecipar e já começaram as compras natalinas, há mais de um mês, correspondem a 5,6% e os que vão comprar os presentes com 16 a 30 dias de antecedência somam 10,2%.

Tem também os consumidores que aproveitaram a Black Friday para antecipar as compras de Natal. Segundo outra sondagem realizada pela Fecomércio PR e pelo Sebrae/PR, 17,8% adiantariam as compras natalinas durante as promoções de novembro.

Com informações da Fecomércio PR

Você também poderá gostar

Comércio em Paranaguá já funciona em horário estendido

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Comércio em Paranaguá já funciona em horário estendido

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.