A maior comitiva comercial paranaense dos últimos 30 anos inicia, neste domingo, 10, sua missão na cidade para onde estão voltados os olhos do mundo: Dubai, nos Emirados Árabes Unidos — sede da exposição Expo Dubai 2020, inaugurada em 1.º de outubro. Com o Paraná no foco do Pavilhão do Brasil entre os dias 10 e 16 deste mês, a missão Paraná Business Experience surgiu para expandir as oportunidades de negócio geradas no período.
Com rodadas de negócios com potenciais investidores e uma nova plataforma online que apresenta as empresas da comitiva, o Paraná espera gerar conexões e atrair investimentos e clientes internacionais. O evento é realizado pela Paraná Metrologia em parceria com a Invest Paraná, autarquia responsável pela atração de investimentos no Estado, e apoio do Sebrae e do Governo do Estado.
As rodadas de negócios acontecerão nos dias 11 e 12 de outubro no hotel Crowne Plaza. Lá, as empresas farão apresentações e reuniões com potenciais interessados. Entre os países que já confirmaram presença, estão Egito, Arábia Saudita, Itália e Emirados Árabes Unidos.
Giancarlo Rocco, diretor de Desenvolvimento Econômico e Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, explica que o evento foi pensado para potencializar ao máximo as oportunidades da Expo Dubai 2020, que espera 25 milhões de visitantes ao longo de seis meses – o equivalente ao público de uma Copa do Mundo por mês.
“Desde 2019 nós saímos do Brasil para fazer missões comerciais e levar para fora as oportunidades do Estado, eventos de um dia, chamados Paraná Day. A Business Experience é uma jornada de uma semana, em que trazemos nossas empresas para apresentar de forma fortalecida. Deixamos o palco preparado para todos se apresentarem. É o momento em que nos mostramos comercialmente para o mundo”, explica Rocco.
A comitiva paranaense chegou a Dubai na quinta-feira, 7, e já registrou novas solicitações de contato a partir de câmaras de comércio que desejam reuniões privadas com os empresários paranaenses.
Eduardo Bekin, diretor-presidente da Invest Paraná, aponta que a expectativa é receber cerca de 70 investidores. “A procura está sendo muito boa. A cereja do bolo é o agronegócio e a indústria de alimentação. Muitos estão nos procurando para falar sobre esse setor. Mas também há bastante procura na área de bem-estar, principalmente em vitaminas, medicamentos e cosméticos”, conta.
PLATAFORMA DE MARKETPLACE
Além das rodadas de negócios, a Invest Paraná lança durante a missão o Paraná BX Market Place, uma plataforma online em inglês que dá visibilidade a empresas e entidades paranaenses que desejam gerar novos negócios.
Na prática, a plataforma integra, no mesmo site, uma página personalizada para cada empresa ou órgão. Ela compila informações de contato, história, produtos e dados relevantes, além de vídeos e fotos de apresentação da marca.
Desenvolvida pelo Governo do Estado, a iniciativa é lançada com as mais de 50 empresas que estão presentes na missão. O site tem caráter permanente, podendo abarcar novos interessados no futuro.
“Criamos um marketplace no qual toda empresa vai poder subir o que ela faz e quais são seus produtos, criando uma prateleira infinita para o empreendedor. Essa plataforma nasce para a ExpoDubai, mas vai nos acompanhar sempre que estivermos fora do Paraná. É um catálogo das empresas que conhecemos”, explica Eduardo Bekin.
Dentro da plataforma, as empresas são categorizadas por segmento. São 14 setores contemplados: indústria, entidades governamentais, agronegócio, setor automotivo, finanças, energia, entidades e consultorias, alimentação e bebidas, tecnologia da informação e comunicação, infraestrutura, logística, imobiliária, bem-estar, e madeira, papel e celulose.
“O marketplace é um legado que vamos deixar para os investidores e para o Paraná”, acrescenta Bekin.
AGENDA
A agenda oficial da comitiva começa neste sábado, 9, com um reunião com países árabes para facilitar intercâmbios culturais e visitas em berços de tencologias do Estado (Tecpar, por exemplo), e trazer grupos de empresários e governos dos países interessados para conhecer os parques tecnológicos do Paraná.
No dia 10, será realizada a cerimônia de abertura da semana do Paraná no Pavilhão do Brasil e a primeira apresentação do espetáculo de projeção mapeada que integra a programação do Estado no local.
Nos dias 11 e 12 acontecem as rodadas de negócios do Business Experience. Ao longo dos dias 13 e 14, estão previstas visitas a outros pavilhões da Expo Dubai, além da participação no evento internacional Global Forum Africa, que reúne investidores de diferentes países africanos.
EXPO DUBAI
A Expo Dubai 2020 é realizada entre 1º de outubro de 2021 e 31 de março de 2022, com a participação de mais de 190 países em 181 dias de evento. A edição tem como tema a frase “Conectando Mentes, Criando o Futuro”. Os países participam com pavilhões que representam suas nações, divididos em três distritos: Oportunidade, Mobilidade e Sustentabilidade.
O Pavilhão do Brasil, que integra a área da sustentabilidade, tem 4,4 mil metros quadrados. O Paraná é o primeiro estado a assumir o espaço brasileiro na feira, que tem como objetivo mostrar o desenvolvimento tecnológico dos países e discutir as perspectivas do futuro da sociedade.
O conceito da exposição paranaense é batizado de “Wow! All Around”, frase em inglês equivalente a “surpresa por toda parte” e que sugere as diversas formas de encantamento que o Estado pode proporcionar a quem o conhece.
Isso toma forma através de um espetáculo artístico dividido em 18 atos que englobam diferentes aspectos da história. A história começa com o descobrimento do Paraná através do Litoral, e segue de Leste a Oeste, do Porto de Paranaguá às Cataratas do Iguaçu. Assim, os atos do espetáculo destacam diversas qualidades do Estado, como sua natureza, cultura, indústria, agronegócio, indústria, logística, educação, entre outros.
AEN
Imagens: Governo do Paraná