Criado em 2020 e tornando permanente em junho de 2021 pela Lei n.º 14.161, o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) é uma linha de crédito voltada aos empreendedores, micro e pequenos empresários e comerciantes, que pretende auxiliá-los e fortalecê-los neste período de pandemia que trouxe prejuízos econômicos e sociais. O programa está acessível em Paranaguá e, segundo o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap), Eloir Martins, é uma ajuda bem-vinda em um período tão difícil, que colaborará no processo de retomada econômica no município.
“Toda ajuda é bem-vinda, notadamente após um período tão difícil enfrentado por comerciantes, empreendedores em geral que, de repente, se viram envolvidos em uma pandemia mundial. O Pronampe veio para ajudar ou pelo menos amenizar financeiramente esse momento”, ressalta o presidente da Aciap, Eloir Martins.
Segundo ele, a associação recebeu a visita de gerentes da Caixa Econômica Federal (CEF), que solicitaram a divulgação do programa aos associados. “A intenção é aplicar esses recursos no nosso município. Esta é a oportunidade de beneficiar os nossos associados que se enquadram nesta modalidade de crédito”, complementa.
“Essa linha de crédito irá colaborar sim com a retomada econômica. Acreditamos também que a agilidade na vacinação no nosso município irá colaborar com a queda de internações e com a consequente flexibilização dos decretos municipais ainda no segundo semestre”, destaca Martins.
Comércio e linha de crédito a juros baixos e prazo estendido
O diretor da Câmara do Comércio Varejista da Aciap, Anwar Hamud, afirma que o Pronampe irá beneficiar também os comerciantes parnanguaras. “É uma linha de crédito disponibilizada pelo governo que possibilita um fôlego para comerciantes e empresários poderem respirar melhor conseguindo pagar fornecedores, colocando como capital de giro na empresa, para conseguir quitar e arcar com as responsabilidades que ele possui”, explica. Hamud ainda frisa que a linha de crédito vem em um momento importante, onde a retomada econômica após a pandemia é aguardada para o segundo semestre de 2021. “Isso dará um gás ainda maior para a economia. Conseguimos uma linha de crédito a juros baixíssimos e prazos estendidos”, detalha, destacando que o programa será e já está sendo usado por empreendedores locais.
“A Aciap vê com bons olhos o Pronampe, que já foi importante no ano passado e será também neste ano para a retomada e para podermos respirar. Acredito que há bastante comerciante e empresário que já está correndo atrás para adquirir esta linha de crédito ou que já estão usando”, destaca Anwar, frisando que esta é uma das ações que possibilitará a retomada econômica em Paranaguá. “Estamos contentes em saber que a Caixa procurou a Aciap para informar sobre esta linha de crédito, pois é muito importante termos este contato com as instituições financeiras”, completa, destacando a vinda de gerentes da CEF até a Aciap. “Fizemos uma parceria para divulgar este programa aos associados”, destaca.
Anwar afirma que o Pronampe oferece uma linha de crédito de até R$ 150 mil, com juros baixos, prazo estendido e boa carência. “Com esta possibilidade podemos investir um pouco de dinheiro na economia, desafogando um pouco o comerciante que está atolado de contas que precisa pagar fornecedores, funcionários e impostos”, destaca. O diretor também salientou o avanço da vacinação contra a Covid-19 em Paranaguá e a confiança do consumidor em fazer as compras localmente. “Com o consumidor saindo mais para comprar, mais investimentos no comércio, conseguimos oferecer mais empregos, oferecendo mais renda e movimento. Tudo isso em conjunto possibilita uma retomada econõmica”, finaliza, com expectativa de uma boa recuperação no segundo semestre e um 2022 ainda mais fortalecido.
Mais informações sobre o Pronampe
Informações sobre o Pronampe podem ser obtidas nas agências da Caixa Econômica Federal, bem como no site da instituição financeira no link: https://bit.ly/2VkRVN5 .