conecte-se conosco

Economia

Cattalini Terminais responde por 80% das exportações de óleo vegetal no Brasil

Publicado

em

As exportações de óleo de soja foram os destaques nas operações portuárias da Cattalini Terminais Marítimos em 2021. Os embarques do produto alcançaram 1,2 milhão de toneladas, um aumento de 37% em relação ao ano anterior. Em 2021, o óleo de soja respondeu por 28% da movimentação geral de produtos pelo terminal.

Presente no Porto de Paranaguá desde 1981, a Cattalini é o maior terminal privado de graneis líquidos do Brasil e ocupa posição de liderança no setor. Atualmente, a empresa responde por 80% do total das exportações brasileiras de óleo vegetal, que tem como principais destinos a Índia e a China.

No fechamento do ano, a Cattalini Terminais registrou a movimentação (entre importação e exportação) de 4,3 milhões de toneladas de graneis líquidos, mantendo seu volume de movimentação na casa dos 4 milhões de toneladas, assim como no exercício anterior.

Importação

Na importação, os principais produtos foram os óleos aquecidos com aumento de 92% em relação ao período anterior. A categoria compreende mercadorias como óleo de palma, palmiste e estearina, usados na produção de alimentos.

Os investimentos em infraestrutura e tecnologia, aliados à logística aplicada nas operações de óleos aquecidos, contribuíram para os excelentes resultados. A Cattalini utiliza simultaneamente os dois dutos que interligam o píer privativo ao centro de tancagem da empresa.

As importações de metanol foram igualmente relevantes em 2021, com mais de 1 milhão de toneladas desembarcadas no terminal da Cattalini. No período anterior, foram importadas 949 mil toneladas.

Para ampliar o atendimento às demandas dos clientes, a Cattalini triplicou a sua capacidade de importação de metanol, desembarcado dos navios para seus Centros de Tancagem (CTs). A empresa usa simultaneamente três dutos, de maneira segura e ágil, e atinge uma vazão de 1.300 toneladas descarregadas por hora.