Se você é do tipo de consumidor que costuma sair e fazer pesquisas de preços antes de adquirir um determinado produto, saiba que a tecnologia pode ajudar a economizar tempo e deslocamento. Isso porque, o Governo do Paraná lançou um aplicativo que faz o serviço de informar o produto procurado com o menor valor do mercado. Liberado desde 29 de novembro para ser baixado em smartphone e tablets (Android e Ios), o aplicativo "Menor Preço" permite o consumidor fazer uma pesquisa de preços de produtos vendidos somente em estabelecimentos comerciais paranaenses.
Segundo o Governo do Paraná, a ferramenta permite que cerca de dez milhões de preços de produtos sejam consultados. A consulta é realizada em um raio de até 20 quilômetros, por meio do código de barras ou do nome do produto. A atualização, conforme o Governo Estadual, é feita por mais de 60 mil estabelecimentos do varejo semanalmente. A base usada para o aplicativo é adquirida por meio de informações de 3,8 milhões de notas fiscais eletrônicas emitidas todos os dias no Estado. Além de informar o estabelecimento com o menor preço, o aplicativo indica o caminho mais próximo para se chegar ao local onde poderá ser realizada a compra.
NOVIDADES FUTURAS
O aplicativo “Menor Preço” ainda permite a criação de listas de produtos, para que o consumidor verifique onde cada produto de suas compras está mais barato. Com a lista salva, é possível procurar todos ao mesmo tempo. Essa opção, porém, só estará disponível para quem possui cadastro no Nota Paraná.
No entanto, a intenção do Governo Estadual é trazer mais novidades com as versões futuras do aplicativo, como filtros de limites de valor, data de atualização e proximidade, compartilhamento de listas, rota de compra de uma lista, histórico e alerta de preços e notificação de problemas com produtos, categorias e outros. Nas próximas versões será possível, por exemplo, pesquisar cada lista por estabelecimento e verificar em qual deles a compra ficará mais barata.
O representante de vendas Olierte Medeiros, que ainda não sabia a respeito do aplicativo, afirmou que ele será usado constantemente daqui para frente. O motivo é a importância da ferramenta para fazer com que haja mais economia na hora de uma compra. “Vou baixá-lo e utilizá-lo todas as vezes em que eu for sair para realizar uma compra”, declarou.