Na sexta-feira, 13, o Governo Federal autorizou o saque imediato de uma parte do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), o que permite ao trabalhador sacar até R$ 500,00 das contas ativas e inativas. O pagamento começou somente para os trabalhadores que possuem conta-poupança na Caixa Econômica Federal (CEF).
O horário de atendimento da agência foi ampliado e, no sábado, 14, funcionará das 9h às 15h. O atendimento segue em horário estendido também na segunda e terça-feira, 16 e 17, com abertura às 8h e fechamento às 16h. “Vamos avaliar o movimento desses dias para ver se teremos que abrir mais calendários especiais nas semanas seguintes”, disse o vice-presidente de Distribuição, Atendimento e Negócios da Caixa, Valter Nunes.
O valor já foi depositado automaticamente para pessoas nascidas em janeiro, fevereiro, março e abril, que têm conta-poupança na CEF. Aqueles com data de aniversário em maio, junho, julho e agosto, recebem a partir do dia 27 de setembro. Para trabalhadores nascidos em setembro, outubro, novembro e dezembro, o pagamento será feito a partir do dia 9 de outubro.
Filas se formaram nos caixas eletrônicos da agência no centro de Paranaguá
Segundo informações divulgadas pela Caixa, o crédito automático só será realizado por quem abriu conta-poupança até o dia 24 de julho. Para quem não tem conta na Caixa, os saques serão liberados a partir de 18 de outubro, conforme calendário estipulado previamente.
DUAS HORAS DE CANOA
Casal da Ilha da Laranjeiras viajou duas horas de canoa para sacar FGTS
O casal Sidneia Pereira e Andrechel Angelo Dias, moradores na Ilha das Laranjeiras, que pertence ao município de Guaraqueçaba, viajou por duas horas de canoa até Paranaguá para consultar o FGTS na sexta-feira, 13. “Esse dinheiro vem em uma boa hora. Vamos utilizar para fazer compra para levar para a Ilha, comprar diesel para ajudar a gente”, contaram. O casal relatou que costuma fazer compra em Guaraqueçaba, após 20 minutos de canoa, sendo este o local mais próximo da Ilha.
No entanto, eles ainda estavam em dúvida se conseguiriam sacar o valor disponibilizado pelo Governo Federal. “Ainda não temos certeza se vamos conseguir sacar hoje, pode ser que seja liberado somente em outubro. Ficamos sabendo do saque pela televisão e ficamos bastante animados com a novidade. Hoje, nós trabalhamos como pescadores, por isso vou sacar da conta de onde trabalhava antigamente, de uma conta inativa”, relatou Andrechel.
PAGAR DÍVIDAS
Entre os beneficiários que pretendem resgatar o dinheiro, 38% têm a intenção de quitar todas ou pelo menos parte de dívidas que estão pendentes. Isso significa que, aproximadamente, 9,7 milhões de brasileiros devem utilizar esse dinheiro extra para “limpar o nome”.
Já um terço (33%) dos consumidores deve guardar ou investir os recursos, ao passo que 24% vão direcionar o dinheiro para cobrir despesas básicas do dia a dia e 17% realizar compras em supermercados. Há ainda 13% que pretendem realizar compras de produtos e serviços e 10% antecipar pagamento de compras que não estão em atraso como, prestações de casa, carro, crediário, cartão de crédito etc.