O saque das contas inativas do FGTS está liberado para quem nasceu nos meses de janeiro e fevereiro. Com o objetivo de facilitar a retirada ou a transferência do dinheiro, a Caixa Econômica Federal tem aberto as agências às 9h. O período das 9h às 10h é dedicado exclusivamente a este serviço, os demais devem aguardar na fila até que o atendimento esteja liberado. Além de sanar as dívidas, a expectativa é que, após o saque, os trabalhadores movimentem o comércio e melhorem a economia do País.
Alex Santana Rodrigues, morador no Porto Seguro, tem dois filhos e ainda não tem certeza se tem algum valor a receber, mas se tiver, de acordo com ele, o montante irá ajudar muito neste momento, pois está desempregado. “Ainda não sei se tenho direito a sacar, mas se tiver qualquer valor vem em boa hora. Em primeiro lugar, vou pagar umas dívidas, pois estou desempregado há quase um ano e está muito difícil de arrumar emprego, por isso se tiver será uma felicidade”, contou.
Giovanni do Rocio de Lima Martins, morador na Costeira, disse que tem uma quantia a receber referente a uma empresa em que trabalhou há alguns anos. “Todo dinheiro que vem é bem-vindo. As pessoas têm contas, despesas na família e esses valores vêm para ajudar a gente. Vou utilizar o dinheiro na Páscoa para atender as minhas crianças e sanar algumas dívidas”, declarou. “Esta foi uma das melhores coisas que o Governo Federal já fez nesse momento, que vai dar uma tranquilidade para essa fase difícil e aquecer o mercado, que é o mais importante”, finalizou o trabalhador.,
COMÉRCIO
De acordo com o gerente comercial e diretor da Câmara do Comércio Varejista, Anwar Hamud Hamud, o movimento no dia 11 deste mês, após a liberação no dia 10 dos saques para os nascidos em janeiro e fevereiro, foi maior no comércio. Mas as vendas não foram muito expressivas. “Tivemos um movimento, mas no final de semana as pessoas estão mais na rua. Acredito que o comerciante como um todo sentiu alguma diferença. Acredito que o FGTS, de certa forma, deu uma aquecida na economia. Mas, aqui em Paranaguá não foi muito expressiva ainda”, observou.
Segundo ele, isso se deve ao momento da economia, no qual as pessoas têm preferido sanar as dívidas primeiro e deixar para fazer novas aquisições em meses mais tradicionais de compras. “A taxa de endividamento do consumidor está alta, a confiança no comércio também não está muito positiva. Os meses de março e abril são mais fracos, apesar da Páscoa. Só em maio o consumidor realmente investe um pouco mais devido ao Dia das Mães”, lembrou Anwar.
A liberação será realizada aos poucos, de acordo com o mês de nascimento dos trabalhadores. Confira:
Janeiro e fevereiro – a partir de 10/03/2017
Março, abril e maio – a partir de 10/04/2017
Junho, julho e agosto – a partir de 12/05/2017
Setembro, outubro e novembro – a partir de 16/06/2017
Dezembro – a partir de 14/07/2017.