conecte-se conosco

Direito & Justiça

TRE-PR prepara urnas eletrônicas para as eleições dos Conselhos Tutelares no Paraná

Paranaguá contará com o auxílio de 25 equipamentos no dia 1.º de outubro

Publicado

em

Foto: TSE

As eleições para compor os Conselhos Tutelares neste ano foram unificadas para o dia 1.º de outubro em todo o Brasil. Com isso, vários municípios brasileiros utilizarão urnas eletrônicas para auxiliar no pleito que é fundamental para a composição dos órgãos de proteção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Paranaguá terá 25 equipamentos, contando com os de reserva, para receber os votos. A votação será realizada no Colégio Estadual José Bonifácio, das 9h às 18h.

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) está em processo de preparação das urnas eletrônicas que serão cedidas para a realização das eleições unificadas dos Conselhos Tutelares em todo o Paraná. Dos municípios que solicitaram o apoio dos Cartórios Eleitorais, 328 utilizarão as urnas eletrônicas e 62 a urna de lona.

O modelo dos equipamentos que serão utilizados nesta eleição é o mesmo adotado nas Eleições Gerais de 2022. O programa de votação foi integralmente desenvolvido pela Justiça Eleitoral e submetido a rigorosas auditorias e testes para garantir a funcionalidade e a segurança.

Como alguns municípios permitem aos eleitores votar em até cinco candidatos, as urnas serão adaptadas para possibilitar a votação com mais de uma escolha. Outra característica dessa eleição é o fato de não haver identificação biométrica para a habilitação dos votantes.

Etapas da configuração das urnas

As etapas da configuração das urnas eletrônicas incluem a inserção da mídia de carga, que contém informações sobre o município, a seção eleitoral e os dados dos votantes, além da inserção das mídias de votação, que contêm os dados das candidatas e dos candidatos.

Em seguida, é realizado um autoteste para verificar se a urna e seus componentes estão funcionando, se estão identificadas, conferidas e embaladas para a entrega nos locais de votação.

Além da preparação e do empréstimo das urnas, conforme a Resolução 23.719/2023, do Tribunal Superior Eleitoral, é papel da Justiça Eleitoral fornecer apoio logístico ao pleito, o suporte técnico ao voto informatizado e o treinamento dos membros das mesas receptoras de votos.

Candidatos

Os candidatos, em Paranaguá, já passaram pelas fases de inscrição, prova de conhecimento específico e avaliação médica e psicológica, e estão em campanha. O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) é quem está à frente da organização da eleição para o Conselho Tutelar.

Em Paranaguá, a votação será realizada somente no Colégio Estadual José Bonifácio, das 9h às 18h

Concorrem ao pleito, no município, 18 candidatos: Cleo Coelho (102), Claudio Apiacas (104), Camila Lacerda (105), Getúlio Rauen (106), Danielle Lima (110), Thaiz Oliveira (111), Tia Ulisséia (114), Leandra Policarpo (117), Renan Kravitz Ghilardi (119), Jeronimo (120), Aline Laryssa (121), Simone Souza Izidoro (122), Simone Nascimento (123), Professora Maisa (124), Gabriel Jaques (126), Tia Thalita (127), Evelyn Oliveira (128) e Nika (129).

Os cinco mais votados serão considerados eleitos para o quadriênio 2024/2027, ficando os cinco seguintes, pela respectiva ordem de votação, como suplentes.

Com informações do TRE-PR

Em alta

plugins premium WordPress