Direito & Justiça

TJPR realizará o III Fórum Paranaense de Violência Doméstica contra a Mulher

Evento será transmitido pelo canal da Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR), no YouTube

violência doméstica

Entre os dias 19 e 21 de junho, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) promoverá a 3.ª edição do Fórum Paranaense de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Fovid). O evento será realizado em formato híbrido, com transmissão pelo canal da Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR), no YouTube.

O Fórum reúne profissionais de diversas especialidades e áreas de atuação afetas ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher. Com o tema “Pluralidades: as diversas facetas no enfrentamento da violência doméstica”, o evento promoverá um espaço de reflexão e debate sobre o tema, possibilitando a troca de informações, experiências e boas práticas, a fim de contribuir para a qualificação dos atendimentos.

A programação contará com painéis abertos ao público e com oficinas voltadas para magistradas, magistrados, servidoras e servidores do Judiciário Paranaense. Os temas serão conduzidos por desembargadores (as), magistrados (as), psicólogos (as), assistentes sociais, entre outros (as) profissionais com conhecimento especializado.

Ao final, também serão formulados enunciados com o objetivo de firmar entendimentos nos âmbitos jurídico e psicossocial e estabelecer protocolos que sirvam de referência para as equipes que atuam no Estado. Os enunciados serão encaminhados ao Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Fonavid).

Temas

Entre os temas debatidos no evento está uma palestra magna sobre as facetas da violência contra a mulher; os desafios das mulheres no acesso à justiça; protocolo para julgamento com perspectiva de gênero na violência doméstica: avanços e desafios; direito à reparação do dano; sistema de justiça; e rede de proteção e políticas públicas judiciárias frente a pluralidade de mulheres e vulnerabilidades.

O Fórum começa no dia 19 de junho, às 18 horas, com a palestra magna. A programação completa do III Fórum está disponível AQUI.

Sobre o Fórum

O Fórum Paranaense de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (FOVID/PR) foi criado com o objetivo de propiciar, aos profissionais que atuam no atendimento a esses casos, espaço permanente de reflexão e debate sobre questões de interesse e relevância para o exercício de suas atividades.

O intuito é possibilitar também um intercâmbio de informações, a troca de experiências, o compartilhamento de boas práticas e a construção de conhecimentos nas áreas relacionadas a essa esfera de atuação, contribuindo, assim, para a qualificação dos atendimentos.

Nesse sentido, o Fórum visa contemplar o aprimoramento da prestação jurisdicional e do atendimento institucional no contexto específico do Estado do Paraná, considerando fatores como: a estruturação e a integração da rede de atendimento existente, os materiais e humanos disponíveis e as demandas relativas à qualificação profissional, entre outras necessidades identificadas pelos entes que integram as redes locais de atendimento.

Dessa forma, pretende-se promover reflexões e discussões que permitam a elaboração de soluções práticas às demandas constatadas, bem como a produção de material que sirva de referencial teórico e técnico não apenas em âmbito estadual, mas também nacional.

Com informações do TJPR

Você também poderá gostar

TJPR realizará o III Fórum Paranaense de Violência Doméstica contra a Mulher

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


TJPR realizará o III Fórum Paranaense de Violência Doméstica contra a Mulher

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.