Direito & Justiça

TJPR concede liminar favorável para continuidade das festas populares no município

Município entrou com mandado de segurança para manutenção do calendário oficial de eventos

ujfoyulm 1584460286

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) concedeu liminar favorável ao município de Paranaguá, suspendendo a eficácia do acórdão proferido pelo pleno do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), 3.774/17, até decisão de mérito, referente ao pregão presencial n.º 3/2017, feito entre a prefeitura e empresa responsável para as festas no município nos anos de 2017 e 2018. A decisão foi do desembargador relator José Cichocki Neto, no final da tarde de quinta-feira, 28.
Na prática, a decisão do TJPR garante a continuidade do calendário de eventos de Paranaguá em 2017, até decisão de mérito do Mandado de Segurança. De acordo com a Prefeitura de Paranaguá, a medida segue entendimento do Ministério Público do Paraná (MPPR), que por meio do relatório de auditoria 18/2017 do Núcleo de Apoio Técnico Especializado atestou que não houve superfaturamento na licitação das ‘festas populares’ do município. 
De acordo com o controlador-geral do município, advogado Dr. Raul Lück, que é procurador concursado da Prefeitura de Paranaguá há 18 anos, a medida formalizada na quinta-feira, 28, atendeu ao Mandado de Segurança impetrado pela prefeitura no final de agosto. 

 

“A decisão do TJPR garante neste momento a validade do pregão das festas, onde o TJPR entendeu, até o presente momento, que o TCE não tinha motivos para suspender o nosso pregão”, ressalta Lück.

 

Segundo a decisão do TJPR, a liminar possui o objetivo de manter o calendário de eventos, porque há festividades previstas para os meses de setembro e outubro no calendário oficial do município, conforme Decreto Municipal 194/2017, porque caso não fosse concedido neste momento a liminar, isto significaria na prática a frustração total das contratações com a empresa contratada.

raul luck prefeitura de paranaguá

“Seguiremos com os nossos argumentos jurídicos, que possuem legalidade comprovada pelo MPPR, algo reforçado pela liminar do TJPR de quinta-feira. Estamos tranquilos. Além disso, seria irresponsável prejudicar o nosso setor comercial e turístico com o cancelamento de todo este calendário de eventos, promovidos por contrato legal entre Prefeitura e empresa responsável”, completa Lück.

 

ENTENDA O CASO

 

Trata-se de mandado de segurança, impetrado pelo município de Paranaguá, contra o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), consistente no Acórdão do Tribunal Pleno n.º 3.774/17 (fls. 11/119), de 24 de agosto de 2017, que deferiu medida cautelar em denúncia para suspender os contratos administrativos decorrentes do Edital de Pregão Presencial n.º 03/2017 (fls. 343/358), realizados pelo Município de Paranaguá por meio do Sistema de Registro de Preços, cujo objeto é a contratação de empresas de locação de estrutura, sonorização, iluminação e sanitários químicos para atendimento ao calendário de eventos do Município de Paranaguá no ano de 2017.

Foto: Prefeitura de Paranaguá


TJPR concede liminar favorável para continuidade das festas populares no municípioAvatar de Redação

Redação

TJPR concede liminar favorável para continuidade das festas populares no município

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.

Você também poderá gostar