O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou, na última quarta-feira, 6, o Projeto de Lei nº 57/2024, de autoria do deputado estadual Luis Corti (PSB), que concede o Título de Cidadão Benemérito do Estado do Paraná ao magistrado Frederico Mendes Júnior, em reconhecimento à sua destacada trajetória na Justiça paranaense e sua contribuição ao fortalecimento das instituições judiciais no Estado.
Frederico Mendes Junior, natural de Paranavaí, é mestre em Direito Processual Penal e ingressou na magistratura em 1998, atuando em diversas comarcas do Paraná. Além de sua atuação como juiz, Frederico foi presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (AMAPAR) e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), onde desempenhou um papel crucial na ampliação da representatividade da magistratura paranaense no cenário nacional.
Luis Corti, que também é advogado, destacou a importância de reconhecer figuras públicas que têm um impacto positivo na sociedade.
“O trabalho de Frederico Mendes Júnior vai além do Judiciário. Ele sempre buscou estar próximo da comunidade e, com seu esforço, contribuiu para a defesa dos direitos da população paranaense e o fortalecimento da Justiça. Esta homenagem é mais do que merecida”, afirmou Corti.
Quem indicou o nome ao deputado foi o advogado Luiz Gustavo Fragoso, importante agente do sistema judiciário do Noroeste do Paraná. Segundo Fragoso, a relevância do magistrado vai além da cidade de Paranavaí.
“Ele é um exemplo de integridade e compromisso com a Justiça. Sua atuação nas comarcas e na presidência da Associação dos Magistrados reforçou o respeito que temos por ele como profissional e como pessoa. É uma honra poder contribuir para o reconhecimento de alguém tão comprometido com o bem-estar e a justiça dos paranaenses”, enfatizou Gustavo.
O projeto agora segue para segunda votação na Assembleia Legislativa do Paraná e futura sanção do Governador.
Fonte: Alep