conecte-se conosco

Direito & Justiça

Eleitores têm até o dia 8 de maio para tirar, transferir, regularizar ou revisar o Título

Serviços estão disponíveis pela internet

Publicado

em

Foto: TSE

As eleitoras e os eleitores podem tirar, transferir, regularizar ou revisar o Título de Eleitor até o dia 8 de maio. Os serviços estão disponíveis na internet, pelo autoatendimento do eleitor (https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/autoatendimento-eleitoral). Só poderão votar aqueles que estiverem com o cadastro regular até o prazo indicado pela Justiça Eleitoral.

“Requerimento de alistamento, transferência, revisão e inclusão de pessoa com deficiência em seção especial, inclusão do nome social. Todos esses serviços estão disponíveis pela internet pelo Título Net, reforçando que no caso dos alistamentos”, disse o chefe de cartório da 5.ª Zona Eleitoral de Paranaguá, Sérgio Kawka.

No caso dos alistamentos (primeiro título) realizados pela internet, o eleitor tem até 30 dias para comparecer ao Fórum Eleitoral de Paranaguá para fazer a biometria.

Programa mesário voluntário

Os eleitores interessados em serem mesários nas próximas eleições podem fazer o requerimento pelo site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR). “São listados todos os benefícios no Portal do Mesário. Já estamos recebendo muitas inscrições e inserindo no sistema. Ainda não estamos enviando as cartas de convocação para as Eleições de 2024, para isso ainda dependemos de alguns apontamentos do TRE”, afirmou o chefe de cartório da 5.ª Zona Eleitoral de Paranaguá, Sérgio Kawka.

Primeiro título

Quem vai tirar o Título de Eleitor pela primeira vez pode solicitá-lo via autoatendimento do eleitor. Na página, deve clicar em “tire seu título”. Será necessário apresentar: documento oficial com foto (RG ou outros que contenham a informação de nacionalidade brasileira); fotografia segurando, ao lado do rosto, o documento de identificação oficial; comprovante de endereço (no nome do eleitor ou de familiares, desde que comprovado o vínculo familiar); e alistamento militar (para homens, no ano em que completarem 19 anos).

Após solicitado o Título, o eleitor tem até 30 dias para comparecer ao Cartório Eleitoral para realizar a coleta da biometria. Caso não compareça para a coleta da biometria, o Título Eleitoral não será expedido e o eleitor não poderá votar.

O alistamento e a regularidade das obrigações eleitorais são condições necessárias para realizar matrícula em instituição de ensino superior, tomar posse em cargo público, receber vencimentos e emitir passaporte, entre outros direitos.

Alteração de dados

Pelo Título Net, é possível alterar dados cadastrais, como informações pessoais e endereço residencial, além de solicitar mudança de local de votação (para dentro e fora do País). Quem desejar, também pode incluir nome social no documento.

Com informações do TRE-PR

Publicidade






Em alta