conecte-se conosco

Direito & Justiça

ELEIÇÃO OAB: Candidatos da Chapa XI de Agosto participam de encontro em Paranaguá

Candidato à vice-presidência seccional paranaense da OAB-PR, Fernando Estevão Deneka, Presidente Dr. Cássio Telles, Roberta Santiago e o candidato à presidência da OAB Litoral, José Antônio Schüller da Cruz, e Bruno Maidl, em visita ao jornal Folha do Litoral News

Publicado

em

O candidato à vice-presidência seccional paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR), Fernando Estevão Deneka, esteve na sexta-feira, 19, em Paranaguá, ocasião em que apresentou o plano de ação da Chapa XI de Agosto juntamente com o candidato à presidência da OAB Litoral, José Antônio Schüller da Cruz, e o vice Bruno Maidl.

Eles estavam acompanhados do atual presidente da OAB-PR, Dr. Cássio Lisandro Telles, e da candidata a secretária Roberta Santiago. 

O presidente da OAB-PR, Dr. Cássio Telles, destacou que nesta eleição o estado do Paraná está fazendo parte de um projeto piloto. “Estamos tendo uma grande novidade neste pleito eleitoral que o Paraná foi um dos 5 estados escolhidos para um projeto piloto de eleição on-line. Os advogados poderão votar pelo aplicativo, em um aparelho celular ou por um computador, à distância, sem necessidade de comparecimento aos locais de votação. Paralelamente nós teremos também a possibilidade daqueles que optarem irem até as nossas subseções  para exercer o seu direito de voto no local. Nós estamos vivendo um período democrático dentro da nossa instituição no Paraná, a eleição para a seccional  é direita, quem escolhe são os advogados estado, destaca Dr Telles, informando que hoje a OAB-PR possui 77 mil inscritos no estado. “Deveremos ter em torno de 80% deste número aptos a votar”, completa.

O Dr. Telles também falou da visita que estão realizando em Paranaguá. “A visita hoje é feita pela Chapa XI de Agosto, é a chapa que particularmente apoiamos, a candidata à presidência é a Marilena Winter, que é a minha vice-presidente atual. Em 90 anos de história é a 1.ª vez que  vamos ter a chance de eleger uma mulher presidente, e eu quero que dizer que estou muito tranquilo na indicação estou fazendo da Marilena, porque ela tem uma larga experiência de serviços prestados na nossa situação, já foi conselheira, já foi secretária geral,  atualmente é a vice-presidente, conhece muito bem à nossa instituição. Eu tenho certeza que ela vai dar  continuidade ao trabalho que nós estabelecemos que prioriza primeiramente a pauta da advocacia, defesa de prerrogativas, defesa de honorários advocatícios justos e o controle da ética profissional e o combate ao exercício legal da profissão, Em segundo lugar, ela também dará sequência um trabalho que nós fazemos questão, neste grupo um trabalho de independência, apartidarismo e pensando, como eu disse, sempre em primeiro lugar na advocacia”, enfatiza.

O candidato à vice-presidência OAB-PR, Fernando Estevão Deneka, falou sobre o plano de ação da Chapa XI de Agosto. “Na qualidade de advogado do interior, venho da cidade de Imbituva, foi escolhido para representar advocacia do interior, uma cidade pequena, e mostra a pluralidade que o nosso grupo tem ao escolher um advogado para representar o interior de dentro d’uma gestão, venho trazer o recado aqui para a subseção Paranaguá de que nós nos faremos presentes. Estamos cientes de todas as particularidades que a subseção tem, o Dr. Zeca está fazendo uma campanha com tudo o que a gente pretende. Nossa grande luta e bandeira do nosso trabalho e pela valorização do advogado. Primeiro pelo desenvolvimento pessoal intelectual, trazer um apoio para que o jovem advogado possa se escorar na OAB e dela ter uma estrutura de trabalho inicial. Sabemos da dificuldade que todos enfrentaram na pandemia, e estaremos aqui presentes, temos uma bela sede e buscaremos uma melhoria das condições de escritório compartilhado, e principalmente buscar uma renovação e uma inovação neste novo momento que advocacia vive. A pandemia nos trouxe momento novo, ao qual nós temos que nos adaptar e principalmente dar um aparato ao advogado, seja de estrutura, seja de apoio da OAB, seja de presença nossa, tanto da subseção como da seccional do paraná”, enfatiza Deneka.

A advogada Roberta Santiago, que concorre na Chapa XI de Agosto, ao cargo de Secretária Adjunta, falou das visitas que estão fazendo pelo Paraná. “A nossa campanha fez  uma maratona para todo o interior do Paraná. A chapa tem agora como chavão a inovação. A inovação está dentro da Chapa XI de Agosto, incluindo o apoio a advogado, o diálogo advogado, a possibilidade de ferramentas de trabalho melhoradas, de informação melhorada, mais do que isso, nós estamos cumprindo com a equidade racial, com a paridade de gênero, inclusive a nossa candidata a presidente é uma mulher, a primeira mulher candidata a presidente da OAB. Não só porque ela é mulher, mas sim porque é uma pessoa de extrema competência, uma pessoa de anos de ordem, uma pessoa humana, preocupada sim com a advocacia paranaense e muito preparada para atender as necessidades advocacia de hoje, muito preparada para atender as necessidades advocacia de amanhã, e o nome dele e Mariana Winter e com certeza será a uma presidente histórica para a OAB”, enfatizou Roberta Santiago.

O candidato à presidência da OAB Litoral, José Antônio Schüller da Cruz, destacou como está a campanha na região. “Começamos em 5 de outubro o lançamento da nossa chapa, fazendo reunião com a nossa diretoria e conselho, traçando as metas para nossa gestão, caso no seu peito seja vitorioso no dia 25 de novembro. A partir daí, começamos uma caminhada por todo o litoral do Paraná. Demos início em Guaratuba, conversando com os advogados, passando as nossas propostas e ouvindo também os anseios da advocacia local, depois estivemos em Antonina, Morretes, Matinhos e o penúltimo evento foi em Pontal do Paraná. Encerramos hoje o nosso último evento oficial de campanha que foi uma reunião com os advogados que será realizado na ACIAP”, disse José Antônio Schüller da Cruz, que também falou das metas da chapa. “Com relação às nossas metas, um dos lemas da campanha da Chapa XI de Agosto é a inovação. E um dos nossos objetivos é também inovar aqui na nossa subseção, e entre os pontos de maior destaque é que são das prerrogativas, essa é uma das maiores finalidades da OAB, e nesse ponto, criamos uma estratégia que é a criação de delegados regionais de prerrogativas. A subseção de Paranaguá terá delegados regionais de prerrogativas em cada comarca do Litoral, ou seja, as seis comarcas do litoral estarão contempladas com advogados locais que fazem parte dessa comissão. Nós também vamos criar uma linha direta de prerrogativas, então o advogado que estiver numa situação de violação das suas prerrogativas poderá entrar em contato direto através desse telefone e será atendido, pois funcionará 24 horas, para garantirmos com celeridade o atendimento às prerrogativas profissionais, que não é nenhum privilégio, mas sim uma condição para o exercício da advocacia. Também temos alguns outros projetos com relação ao aprimoramento intelectual com realização de eventos pelas comissões, o apoio à advocacia iniciante, também o aprimoramento dos serviços judiciais e extrajudiciais. Nós queremos colocar nas nossas salas da OAB, canais de denúncias para que a gente possa estar rotineiramente apurando eventuais problemas com esses serviços e que possamos resolver e dar um serviço uma prestação judicial e extrajudicial melhor para advogado e para a população também”, completa.

A eleição acontecerá no dia 25 de novembro, em todo o Estado do Paraná, iniciando às 8 horas e encerrando às 18h, onde os advogados poderão votar on-line ou presencialmente nas subseções.

Confira imagens da reunião que aconteceu nas dependências da ACIAP:

Fotos: divulgação.

Continuar lendo
Publicidade