A Defensoria Pública do Estado do Paraná terá seu espaço ampliado em Paranaguá. A partir do mês de março serão disponibilizados mais sete defensores, tornando a cidade uma das mais assistidas no Estado.
“Queremos que este importante trabalho retorne o quanto antes para atender a população gratuitamente. É uma parceria do município com o Governo do Estado em que Paranaguá será o polo do litoral nesses atendimentos”, disse o prefeito Marcelo Roque.
O Defensor Público e coordenador da Assessoria de Projetos Especiais, Matheus Munhoz, está à frente dos serviços em Paranaguá. A Defensoria já atua no prédio localizado na Gabriel de Lara, antiga sede da Secretaria de Saúde, através da parceria entre Prefeitura de Paranaguá e Governo do Estado, para garantir o atendimento à população serão realizados ajustes para ampliação e oferecer todo o suporte necessário.
Novos defensores
Em janeiro, tomaram posse, em Curitiba, 40 novos defensores públicos que atuarão nas comarcas do Paraná a partir de março. A contratação terá um impacto no trabalho de assistência jurídica pública e gratuita oferecido pela Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) às pessoas mais vulneráveis do Estado. Os municípios do litoral que devem receber os profissionais são Paranaguá, Antonina, Morretes, Pontal do Paraná e Matinhos.
O Defensor Público-Geral (DPG), André Ribeiro Giamberardino, disse que, desta forma, começa a se cumprir o que determina a Constituição, de ter defensores em todas as comarcas.
“Enquanto não podemos, procuramos estar nos lugares de maior adensamento populacional e maiores índices de vulnerabilidade social. Por isso, estamos priorizando a região do litoral, que é altamente vulnerável”, explicou.
Com informações da Prefeitura de Paranaguá e DPE-PR