A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) realizará no dia 6 de outubro, o seu primeiro grande Processo Seletivo Unificado de Estágio de Graduação em Direito para todas as áreas de atuação e sedes da instituição. É a primeira vez que haverá uma prova unificada com formação de cadastro de estudantes de Direito para estágio na DPE-PR. No litoral do Paraná, há uma vaga de cadastro reserva para o município de Guaratuba, na área de atuação Cível e Infância e Juventude Cível.
O período de inscrição começou na terça-feira, 6, no site do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-PR), e vai até o dia 5 de outubro. Serão ofertadas vagas para a capital e para 13 cidades do interior onde há uma sede da DPE-PR. Todas as vagas e locais estão elencadas no edital.
Pela instituição, a Escola da Defensoria Pública do Estado do Paraná (Edepar) e o Departamento de Recursos Humanos são os responsáveis pela construção do edital e pela formulação do banco de questões, em parceria com o CIEE-PR, que aplicará a prova.
A prova será on-line, das 14h30 às 16h30, e cada estudante poderá escolher, no momento da inscrição, o setor ou setores onde deseja atuar. O processo é válido apenas para estudantes de Graduação – estudantes de Ensino Médio e de pós-graduação em Direito são selecionados por outra forma de processo seletivo.
Segundo o diretor da Edepar, o defensor público Leônio Araújo dos Santos Júnior, caso o candidato consiga atingir nota mínima equivalente a 60% da prova, estará automaticamente apto a ser chamado para a vaga. No entanto, cada setor da Defensoria tem autonomia para aplicar uma nova etapa do processo seletivo, de forma autônoma, caso entenda ser necessário.
“O processo seletivo unificado para estágio vai agilizar as contratações de estagiários e facilitará o acesso deles à Defensoria Pública. O estagiário desempenha um papel muito relevante dentro da instituição, e contribui diariamente para que os usuários possam ser cada vez mais bem atendidos”, comentou o defensor público.
Os aprovados irão compor um cadastro geral de estagiários de graduação em Direito e também uma lista de espera em cada setor, a depender da área escolhida na inscrição.
Quem pode se inscrever
Para se candidatar, é necessário ter idade igual ou superior a 16 anos e estar matriculado a partir do 5.° período (ou 3.° ano) até o 9.° período (5.° ano) do curso de Direito. O candidato deve pertencer a uma das instituições de ensino conveniadas com o CIEE/PR. Também é necessário ter cadastro ativo e atualizado junto ao órgão aplicador da prova (CIEE/PR) e ter disponibilidade para estagiar de manhã ou à tarde.
A jornada de estágio será de 5 horas diárias (25 horas semanais), e o contrato de estágio entre a Defensoria e o estagiário terá duração de um um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano. Os benefícios incluem bolsa-auxílio de R$ 750 e vale-transporte que varia de acordo com a cidade onde o estágio será desempenhado.
Prova
A prova será objetiva, on-line e terá 30 questões de múltipla escolha. As disciplinas cobradas serão: Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Civil, Direito Processual Penal, Direito Processual Civil, Estatuto da Criança e Adolescente, além dos Princípios Institucionais da Defensoria Pública.
O tempo de prova será de 120 minutos e o estudante terá apenas um acesso possível para realizar a avaliação. A pessoa inscrita receberá, por e-mail, o link de acesso, o login e a senha, assim como as orientações para o acesso à prova no endereço eletrônico que consta em seu comprovante de inscrição. O acesso só será liberado no dia e horário marcados.
“O candidato ou candidata é responsável por verificar no e-mail o recebimento do link em qualquer pasta que ele tenha sido recebido, como caixa de entrada, spam e lixo eletrônico. É fundamental também que o candidato leia atentamente o edital com todas as regras”, afirmou Santos Júnior, diretor da Edepar.
Com informações da DPE-PR