Direito & Justiça

Aprovada em Paranaguá, Lei Pepe Valinas reforça defesa das prerrogativas da advocacia

Segundo proposta apresentada pela OAB Paranaguá na Câmara e aprovada, quem violar prerrogativas de advogadas e advogados será declarado persona non grata em Paranaguá

Copia de 3 oab paranagua na camara

Proposta de autoria da OAB Subseção Paranaguá foi apresentada ao presidente da Câmara, vereador Adalberto Araújo, em 11 de junho (Foto: Câmara de Paranaguá/Divulgação)

Foi aprovado em sessão legislativa na noite da terça-feira, 8, na Câmara de Paranaguá, o projeto de Lei n.º 6603/2025, denominado de “Lei Pepe Valinas”, uma iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Paranaguá (OAB Paranaguá) que garante a defesa das prerrogativas de advogadas e advogadas no município. Na prática, a Lei, que foi aprovada por 17 votos favoráveis e uma abstenção, fará com que quem violar as prerrogativas da advocacia automaticamente seja formalmente reconhecido como persona non grata em Paranaguá.

De acordo com a OAB Paranaguá, a Lei Pepe Valinas declara persona non grata no município todo agente público, autoridade ou particular que venha a ser formalmente reconhecido, por decisão definitiva da OAB, como violador das prerrogativas profissionais da advocacia. “De caráter simbólico e institucional, a norma representa um gesto de repúdio público a práticas que ofendem a Constituição, a dignidade profissional e o direito de defesa do cidadão”, completa.

2 presidente oab paranagua
“Essa é uma conquista histórica, não apenas da advocacia, mas do cidadão e da cidadania. As prerrogativas do advogado não são privilégios de uma classe, mas garantias fundamentais para a defesa dos direitos de todos”, afirma o presidente da OAB Subseção de Paranaguá, José Antonio Schüller da Cruz (Foto: OAB Subseção Paranaguá)

A OAB ressalta que o projeto foi encampado pelo presidente da Câmara de Paranaguá, vereador Adalberto Araújo, que também é advogado e vítima direta de violação de prerrogativas. O nome da Lei possui relação com o advogado José Maria Valinas Ribeiro, “cuja trajetória profissional foi marcada pela coragem, integridade e dedicação incansável à defesa dos seus constituintes”, destaca.

“Essa é uma conquista histórica, não apenas da advocacia, mas do cidadão e da cidadania. As prerrogativas do advogado não são privilégios de uma classe, mas garantias fundamentais para a defesa dos direitos de todos. Paranaguá hoje dá exemplo aos demais municípios paranaenses, com uma mensagem clara dos representantes da nossa sociedade: não serão tolerados abuso de autoridade contra a advocacia”, afirma o presidente da OAB Subseção de Paranaguá, José Antonio Schüller da Cruz.

Agradecimento ao Legislativo

1oab paranagua
Aprovação da Lei é essencial para a advocacia parnanguara, bem como para os cidadãos e sociedade local (Foto: Arquivo – Folha do Litoral News)

Em nota, a OAB Subseção de Paranaguá agradeceu publicamente aos 17 vereadores que votaram favoravelmente à proposta. “Seus votos reverberaram a voz do povo e da sociedade, que não tolera o abuso de autoridade e espera de seus representantes posicionamentos firmes e responsáveis em defesa da legalidade e da democracia”, completa

“A aprovação da Lei Pepe Valinas consolida Paranaguá como referência nacional na defesa das prerrogativas da advocacia e demonstra que as instituições locais estão alinhadas com os mais elevados valores constitucionais”, finaliza a nota.


Aprovada em Paranaguá, Lei Pepe Valinas reforça defesa das prerrogativas da advocaciaAvatar de Leonardo Quintana Bernardi

Leonardo Quintana Bernardi

Editor-chefe da Folha do Litoral News. Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.

Aprovada em Paranaguá, Lei Pepe Valinas reforça defesa das prerrogativas da advocacia

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.

Você também poderá gostar