Na manhã deste domingo, 7, a Prefeitura de Paranaguá promoveu o Ato Cívico alusivo ao Dia da Independência do Brasil. A solenidade aconteceu às 7h40, na Estação Ferroviária, reunindo autoridades municipais, servidores públicos e a comunidade.
O ato contou com a execução do Hino Nacional e o hasteamento das bandeiras, reforçando o simbolismo do 7 de setembro. Além disso, o evento teve como orador o advogado e professor, Alessandro Staniscia, do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá (IHGP), que apresentou em seu discurso o tema: “A Independência do Brasil, Paranaguá com testemunha da história do nosso país”.

Independência do Brasil
O evento celebrou os 203 anos da Independência do Brasil, proclamada em 7 de setembro de 1822, às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo, quando Dom Pedro I declarou o famoso “Grito do Ipiranga”, rompendo os laços coloniais com Portugal.
Esse marco histórico consolidou a autonomia política do país e iniciou um novo ciclo de construção da identidade nacional, que até hoje é lembrado como símbolo da liberdade e da soberania brasileira.
Fala das autoridades

Durante a solenidade, o prefeito Adriano Ramos destacou a importância da data para a memória e a formação do povo brasileiro.“É o momento de reforçar nossas raízes, lembrar da nossa história e valorizar espaços como este, a Estação Ferroviária, que são parte da identidade de Paranaguá e também do Brasil. Para o próximo ano, queremos levar esse evento para as escolas municipais, para que nossas crianças cresçam entendendo o significado do 7 de setembro e o orgulho de ser brasileiro”, afirmou.

A vice-prefeita Fabiana Parro ressaltou o caráter simbólico do ato. “É um momento importante e solene, que reforça o respeito à nossa bandeira e a todos que lutaram e lutam pela justiça e pela igualdade”.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Adalberto Araújo, também fez questão de lembrar o valor da data. “A Independência do Brasil é uma conquista que custou muito à nossa história. Reunir a comunidade e as autoridades neste momento é reafirmar os pilares da democracia e refletir sobre o caminho percorrido até a maturidade do nosso país”.

Já o secretário de Turismo e Cultura, José Reis de Freitas Neto, reforçou o papel da cultura como ferramenta de valorização da cidadania. “Precisamos manter vivo o civismo e apoiar esse resgate de valores, celebrando não apenas a lembrança, mas o verdadeiro significado da independência”.





