Datas Comemorativas

Dia do Poeta 2025: celebrando a arte da poesia e da escrita

Dia do Poeta 2025: celebre a poesia brasileira, descubra a importância da escrita e conheça reflexões da escritora Kátia Muniz sobre arte, emoção e autoconhecimento

Foto 1 11 1

No Dia do Poeta, é tempo de abrir um livro, escrever um verso ou simplesmente ouvir as palavras de quem transforma a vida em poesia. (Foto: Cottonbro Studio/Pexels)

Hoje, 20 de outubro, o Brasil celebra o Dia do Poeta, uma data especial que homenageia aqueles que transformam palavras em emoções, histórias e reflexões. A poesia vai além da escrita: ela registra a vida, retrata a sociedade e dá voz aos sentimentos mais profundos do ser humano. Para a escritora, cronista e colunista do jornal Folha do Litoral News, Kátia Muniz:

“Escrever nos obriga a pensar e a refletir. Ao colocar ideias no papel, vamos organizando o caos interno, dando sentido às experiências e nos aproximando de quem somos. Atualmente, as pessoas estão muito preocupadas em viver para o externo. Há uma necessidade absurda de postar nas redes sociais os momentos vividos, mas há pouca preocupação em olhar para dentro de si. A escrita promove esse mergulho de reflexão e autoconhecimento”, destaca.

Segundo Kátia, o poema é a arte de expressar sentimentos e mostrar a beleza da vida.

FOTOS MATERIAS FOLHA 86
“O poema é uma das formas mais intensas de expressar sentimentos, emoções e percepções humanas. (Arquivo pessoal)

“O poema é uma das formas mais intensas de expressar sentimentos, emoções e percepções humanas. Ele dá voz ao que, muitas vezes, é difícil de dizer em linguagem comum, o amor, a dor, a saudade, a beleza, o tempo, a existência. Nele, a palavra é trabalhada artisticamente, e o poeta é livre para brincar com sons, ritmos, imagens e múltiplos sentidos. A força estética e criativa da linguagem mostra que a língua é mais do que um meio de comunicação: ela também é arte”, afirma.

E completa: “A escrita é um espaço de criação e liberdade. Ela permite criar mundos possíveis e dar novas roupagens à realidade. As palavras são o meu voo ─ um salto sem rede de proteção”.

Grandes nomes da literatura brasileira, como Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles e Manuel Bandeira, inspiraram gerações com seus versos e metáforas. Hoje, novos poetas continuam a tradição em saraus, redes sociais e publicações independentes, mantendo viva a arte de emocionar e provocar reflexão.

No Dia do Poeta, abra um livro, escreva um verso ou participe de um sarau. É a oportunidade perfeita para se conectar com a poesia e valorizar o poder das palavras na cultura brasileira.

📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.


Dia do Poeta 2025: celebrando a arte da poesia e da escritaAvatar de Maria Heiffer

Maria Heiffer

Redatora, formada em Letras Português desde 2019 pela Unespar, estudante de jornalismo e revisora de textos acadêmicos. Atuou como redatora em editora e em rádio. Desempenha suas funções na Folha do Litoral News como coprodutora (MEI).

Dia do Poeta 2025: celebrando a arte da poesia e da escrita

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.

Você também poderá gostar