conecte-se conosco

Cultura

Turismo religioso: Conheça as Igrejas Históricas de Paranaguá

Essas igrejas são importantíssimas na história da Cidade-Mãe do Paraná.

Publicado

em

Igreja da Terceira Ordem de São Francisco das Chagas, Santuário de Nossa Senhora do Rocio e Catedral Diocesana de Paranaguá

Paranaguá possui uma variedade histórica enorme, seja pelas histórias contidas em seus casarios, seja pelas lendas, como também pelas igrejas históricas.

Pensando no turismo religioso, a Folha do Litoral News selecionou três igrejas históricas da cidade e convidamos você a vir conosco nesse tour pelas fotos. 

Santuário da Terceira Ordem de São Francisco das Chagas

Essa igreja ficou fechada por muito tempo e já foi até um teatro. Sua construção ocorreu entre 1740 e 1750 e está localizada no centro histórico de Paranaguá e aproximadamente sete décadas depois, aconteceu a sua ampliação.

O seu tombamento foi no ano de 1967 e sua arquitetura é inspirada no estilo barroco. No ano de 1958, o santuário havia deixado de abrigar acontecimentos da igreja, como missas, quermesses e novenas. Somente no ano de 2009 voltou a pertencer a Mitra Diocesana de Paranaguá. 

Seus quadros da Via Sacra são feitos de pintura em azulejos e foi realizada por um artista local.

Catedral Diocesana de Paranaguá

Segundo documentos históricos, a Catedral Diocesana de Nossa Senhora do Rosário em Paranaguá é a primeira construção católica realizada na cidade. Além disso, é a primeira igreja em homenagem a Nossa Senhora do Rosário criada no Brasil.

Sua construção é inspirada no estilo colonial português do século XVIII e sua construção ocorreu no ano de 1578, neste caso, sua existência é de 446 anos. Nos vitrais, a igreja nos mostra os mistérios do santo terço (mistérios gozosos, dolorosos e gloriosos), objeto de grande importância e devoção para o povo católico.

Como Paranaguá é a cidade Mãe do Paraná, foi escolhido pelo Papa João 23, através da devoção do povo a mãe do rosário a dedicação da igreja. 

Santuário de Nossa Senhora do Rocio

Nossa Senhora do Rocio é a Padroeira do Estado do Paraná e sua devoção iniciou no século XVII. A história conta que a imagem foi encontrada durante uma pesca por um simples pescador chamado de pai berê. 

Nossa Senhora do Rosário do Rocio, no ano de 1977, o Papa João 23 declarou Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná para o presente e futuro, ad aeternum. Já a arquitetura é inspirada no estilo neobarroco. 

Dentro do santuário, é possível notar os grandes vitrais, com belíssimas imagens. Esses ícones correspondem às imagens da Via Sacra.

Em alta

plugins premium WordPress