A centenária Casa Elfrida Lobo está concentrando as atividades musicais oferecidas pelo município. O que antes acontecia na Casa Brasílio Itiberê, agora tem novo endereço e com maior abrangência.
A Casa Elfrida Lobo já iniciou os preparativos para sediar o conservatório musical de Paranaguá. A previsão de inauguração é para o dia 23 de setembro. Enquanto a data não chega, o espaço já ganha ares musicais, e a primeira atividade acontece nas segundas-feiras, sendo voltada para a comunidade em geral.
Intitulada de “Segunda na Elfrida”, o evento inicia às 19h30 todas as segundas-feiras, aberto aos músicos com a oportunidade de apresentar suas habilidades em diversos instrumentos e também ao público que pode conferir de perto as apresentações. No local, já estão sendo realizadas aulas de música, as quais aconteciam na Casa Brasílio Itiberê. Esta, por sua vez, passará a sediar exposições de artes visuais.
CONSERVATÓRIO
O Conservatório irá formar músicos e possibilitar a especialização em instrumentos de corda, percussão e sopro. Parcerias foram estabelecidas com a Universidade Federal do Paraná e a Escola de Música e Belas Artes do Paraná. De acordo com o músico e professor Marcos Xavier, a diferença do conservatório para o trabalho desenvolvido na Casa da Música Brasílio Itiberê está relacionado ao conhecimento dos alunos. “O conservatório tem como finalidade a especialização dos músicos através de métodos pedagógicos. É um nível mais elevado. Mas vamos continuar também com o trabalho voltados para a musicalização para os iniciantes”, explicou.