conecte-se conosco

Cultura

Projeto Pguá Mais Cores será ampliado e está aberto para parceria com empresas

Ampliação do projeto prevê a pintura de mais 100 painéis em Paranaguá e no litoral (Foto: Arquivo)

Publicado

em

Iniciativa foi aprovada pelo Profice para captação de recursos

Criado em 2019 na cidade-mãe do Paraná, o projeto “Pguá Mais Cores” visa o fortalecimento da arte de rua, utilizando grafites e painéis para complementar as belezas naturais, históricas e culturais de Paranaguá. São 25 obras-de-arte a céu aberto que foram criadas pelo grupo desde 2019. Em março de 2021, o projeto foi apresentado ao Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (Profice), que não só aprovou a iniciativa, como reforçou a sua importância para o cenário cultural paranaense. Com isso, o Pguá Mais Cores pode agora captar R$ 350 mil em recursos de empresas para pintura de 100 murais em Paranaguá e nos municípios do litoral, trazendo ao setor privado a possibilidade de obter incentivos fiscais, bem como ampla publicidade. 

O projeto foi apresentado no 3.º Edital do Profice, prevendo uma ampliação do projeto para realização de mais 100 murais espalhados entre Paranaguá e demais cidades do Litoral do Paraná. O projeto foi aprovado após uma meticulosa seleção que analisou a importância da proposta pro cenário cultural do Paraná”, explica a assessoria. Com isso, o Pguá Mais cores potencializará suas ações “realizando o beneficiamento de locais abandonados e degradados, tornando-os telas de arte a céu aberto”, complementa.

De acordo com a assessoria, atualmente não há publicidade maior para as empresas do que ter seu nome atrelado a projetos e marcas que gerem mudanças positivas no modo de vida em que estamos inseridos nas cidades. “Nesse sentido, as empresas que tenham interesse em incentivar o projeto Paranaguá Mais Cores receberão contraprestações em material publicitário, além de atrelar a sua marca em uma ação que deve impactar diretamente na vida de mais 200 mil pessoas em todo o litoral do Paraná, gerando cidades mais vivas, limpas e artísticas”, explica.

“Já do ponto de vista econômico, o edital do Profice  prevê mecanismos de incentivo fiscal na tributação mediante renúncia fiscal do imposto ICMS. Importante ressaltar que as empresas contribuintes não estarão “dando” dinheiro para o projeto, mas apenas destinando valores que já serão pagos em impostos para o projeto. Ou seja, ao invés da empresa pagar o imposto ela fará isso através de incentivo ao projeto Paranaguá Mais Cores, apoiando a realização de 100 artes em todo o litoral do Paraná”, informa.

Importância das parcerias 

Giovanni Negromonte, advogado e articulador social, e João Ricardo Guimarães, funcionário público e gestor da Casa Cultural Prelúdio, são os idealizadores do projeto (Foto: Arquivo/Antes da pandemia)
Giovanni Negromonte, advogado e articulador social, e João Ricardo Guimarães, funcionário público e gestor da Casa Cultural Prelúdio, são os idealizadores do projeto (Foto: Arquivo/Antes da pandemia)

Segundo os responsáveis pelo projeto, nunca houve grandes aportes financeiros para sua implantação em Paranaguá, funcionando sempre em estrutura mínima. “A possibilidade da captação dos valores aportados pelo edital do Profice, aproximadamente R$ 350 mil, faz com que o projeto ganhe uma estrutura que permitirá um alcance muito superior a tudo que já foi realizado até o momento.  Tanto é que o projeto aprovado para a captação prevê em dois anos a realização de 100 novos murais artísticos em todo o litoral, envolvendo nesses valores o pagamento dos artistas, a aquisição do material, a produção do conteúdo de mídia entre outros diversos gastos necessários para fazer funcionar um projeto de tamanha grandeza”, acrescenta.

De acordo com a assessoria, este avanço movimentará a economia da região, gerando renda e oportunidades aos envolvidos, “além da criação de um importante vetor de turismo que promoverá a propaganda de nosso município e de todo o litoral”, completa.

O que é o projeto

Criado em 2019, até o momento o Pguá Mais Cores já criou cerca de 25 murais em diversos muros de Paranaguá, que anteriormente eram abandonados e agora são uma galeria de arte a céu aberto. “Entre as atividades já realizadas pelo projeto, importante destacar a ressignificação e embelezamento dos muros do La Barca, localizado na Praça do Guincho, bem como a realização do maior e mais alto mural da cidade na fachada do Aquário de Paranaguá”, completa. Com a ampliação prevista, mais 100 painéis serão criados, não só em Paranaguá, como também em outras cidades do litoral. 

“Em caso de interesse em apoiar o projeto, para agendarmos uma reunião, colocamos à disposição nosso e-mail “[email protected]” ou nossos contatos telefônicos/whatsapp: João Ricardo – (41) 96115557 / Giovanni Negromonte – (41) 996600660″, finaliza. 

Leia também: Parnanguara que reside nos EUA escreve livro infantil em cinco idiomas

Em alta

plugins premium WordPress