Idealizadores da iniciativa afirmam que 10 artistas parnanguaras já realizaram cerca de 10 obras de arte em vários pontos da cidade
Paranaguá é uma cidade que respira arte e história em suas ruas, desde o Centro Histórico até os bairros periféricos. Há cerca de três meses, Giovanni Negromonte, advogado e articulador social, e João Ricardo Guimarães, funcionário público e gestor da Casa Cultural Prelúdio, idealizaram o Projeto Paranaguá Mais Cores, que surgiu da necessidade de dar mais vida para a cidade através da revitalização e ressignificação de locais que estão abandonados pelo tempo, com implantação de obras de arte em muros e prédios, com autorização dos proprietários através da ação de 10 artistas parnanguaras e do litoral do Paraná.
“Trabalhamos em um coletivo de aproximadamente 10 artistas de Paranaguá e região. Porém, estamos buscando cada vez mais a participação de outros artistas de fora da cidade, para que esses também possam contribuir com o projeto”, afirma Negromonte. Segundo ele, para a escolha do local revitalizado, inicialmente é feita uma pesquisa nas ruas com o intuito de encontrar o melhor local para aplicação da arte, com posterior autorização do proprietário. “Em outros casos, a escolha do local é por meio de indicação ou convite de pessoas conhecidas”, explica.
Segundo João Ricardo, além dos artistas locais, é realizada uma articulação para que “artistas de fora da cidade venham participar conosco”, completa. “O projeto é importante tanto para o artista que mostra seu trabalho, pelo conceito contido naquela arte, quanto para a cidade que ganha algo que valoriza o local, a memória e a autoestima da população. Os artistas envolvidos no projeto são pessoas inteligentes, que buscam conhecimento e levam a sério o que estão fazendo”, complementa.
Negromonte destaca que os apoiadores são peças-chave da iniciativa, visto que eles são responsáveis em prover o material para realização das artes, seja por doação ou patrocínio. “Atualmente, contamos com o apoio da Cirlene Tintas que vem prestando todo o suporte no material para realização das artes. Porém há de se destacar que ainda é pouco. O projeto vem buscando novos patrocinadores e apoiadores para poder valorizar o artista com um pagamento justo pela arte realizada, suprir demandas de transporte e alimentação, entre outros gastos necessários. Ainda a captação de novos apoiadores viabiliza que o projeto possa ser estendido para toda a cidade”, explica o advogado. João complementa: “Ainda estamos estruturando o projeto e precisamos de apoio na alimentação e bonificação para os artistas locais, bem como na hospedagem e custeio de passagem para os de fora”, detalha.
"A arte dos grafites pode e deve ser vista como um elemento transformador da cidade. A realização de murais a céu aberto torna a arte acessível a toda população”, explica Giovanni Negromonte (Foto: Divulgação)
OBRAS REALIZADAS E VALORIZAÇÃO DA CULTURA
De acordo com os organizadores, até o momento cerca de 10 obras de arte já foram feitas nas ruas de Paranaguá. “Elas foram realizadas de forma concentrada em três locais: na Rua Quinze de Novembro, próximo ao Teatro Municipal Rachel Costa, na Rua Maneco Viana e na Praça da Paz”, ressalta Giovanni. “A arte dos grafites pode e deve ser vista como um elemento transformador da cidade, posto que a realização de murais a céu aberto possui a função de tornar a arte acessível a toda população”, explica.
“Valorizar elementos da cultura parnanguara decorre da necessidade de darmos mais atenção ao que é fruto da nossa região, invertendo a lógica da cultura de mídia e nos aproximando da cultura popular de Paranaguá. Assim, a utilização de elementos comuns à vida cotidiana em nossa região é um ponto chave para o processo de aproximação do cidadão para com a cidade, posto que isto gradativamente vem gerar o sentimento de pertencimento e a necessidade de nos apropriarmos de nosso meio, seja ocupando o espaço público, seja zelando pela conservação dos bens coletivos, ou apenas desviando o caminho para passar por uma arte que nos marcou por tamanha beleza, como é o caso da pintura do Waltel Branco, realizada pelo artista Angelo Reis”, afirma Negromonte.
“Pensamos grande e com o apoio da população, empresários e gestores do Poder Público podemos fazer muito mais. Os artistas de nosso projeto merecem respeito, estima e valorização por parte da população em geral. Isso é fundamental e nos inspira. Pagar um lanche, almoço ou uma bebida para nossos artistas e colaboradores é sempre algo bem-vindo. Somos voluntários”, destaca João Ricardo. “Acreditamos em uma Paranaguá esteticamente mais atraente, limpa, receptiva e respeitosa com os turistas e mais agradável para se viver”, frisa.
"Acreditamos em uma Paranaguá esteticamente mais atraente, limpa, receptiva e respeitosa com os turistas e mais agradável para se viver”, frisa João Ricardo (Foto: Divulgação)
Segundo Negromonte, a intenção é cada vez desenvolver mais o grafite em Paranaguá, com foco no fomento aos talentos locais e vinda de artistas nacionais e internacionais para expor seus trabalhos na Cidade-Mãe do Paraná. “A longo prazo, o projeto busca colocar Paranaguá na rota do grafite nacional e internacional, semelhante ao que ocorre em diversos locais do mundo, como, por exemplo, Nova Iorque, São Paulo, Melbourne, Val Paraíso, entre outras cidades”, destaca.
COMO AJUDAR
Os cidadãos que desejam apoiar o projeto, seja com recursos, ação voluntária ou colocando muros à disposição para realização da arte podem entrar em contato com os idealizadores no Instagram @pguamaiscores e e-mail [email protected]. “Deixamos à disposição ainda o contato via celular nos números (41) 99611-5557 (João) ou (41) 99660-0660 (Giovanni)”, finalizam os idealizadores da iniciativa cultural e artística.
Veja algumas fotos dos grafites do projeto:
(Foto: Folha do Litoral News)
(Foto: Folha do Litoral News)
(Foto: Folha do Litoral News)
(Foto: Divulgação)
[videoyoutube]YiL9vsi2lSQ[/videoyoutube]
(Vídeo: Casa Cultural Prelúdio)