conecte-se conosco

Cultura

Projeto “Paranaguá Mais Cores” criará 70 a 100 novos painéis artísticos

Cidadãos podem disponibilizar muros de suas residências

Publicado

em

Nascido em abril de 2019, o projeto de arte urbana “Paranaguá Mais Cores” já realizou diversas ações de ressignificação e embelezamento de espaços públicos e privados do município, criando verdadeiras galerias de arte a céu aberto, com dedicação e empenho dos coordenadores João Ricardo Guimarães e Gio Negromonte, que reforçam a iniciativa como garantia de acesso da população à cultura e à arte. Com 25 painéis realizados em Paranaguá por diversos artistas locais, com destaque para o maior painel a céu aberto do litoral localizado no Aquário Marinho, o projeto atualmente foi aprovado no terceiro editorial do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (Profice) e procura apoio de moradores e empresas para disponibilizarem muros e espaços para intervenções artísticas em Paranaguá.

Segundo os coordenadores, o projeto nasceu em 21 de abril de 2019, desde então está focado em tornar Paranaguá esteticamente ainda mais bonita, por meio das cores, bem como culturalmente mais forte por meio da arte, transformando muitos locais mal conservados ou até mesmo abandonados. “O projeto foi aprovado no terceiro edital do Profice e ocorre por meio de renúncia fiscal de ICMS, possibilitando a valorização, a produção, a difusão, a circulação, a pesquisa e a preservação dos bens culturais, além de ações de caráter educativo para a arte e a cultura no Estado. Para ser aprovado o projeto passou por uma meticulosa seleção que analisou a importância da proposta pro cenário cultural do Paraná, ao propor tornar as cidades do litoral do Paraná grandes galerias de arte a céu aberto”, detalha a assessoria.

Guimarães e Negromonte ressaltam que o principal patrocinador do projeto via Profice é a Copel, que tem exercido uma parceria fundamental ao acreditar na iniciativa. “Outro ponto importante a ser destacado é que a aprovação e captação do recurso via Profice, possibilita a criação e fomento de toda uma economia criativa relacionado ao projeto, gerando ganhos para artistas, produtores culturais e demais envolvidos nas ações do Paranaguá Mais Cores”, detalham.

Apoio da população e empresas

Maior painel artístico da região faz parte do projeto e foi feito no Aquário de Paranaguá

“No atual momento de execução do projeto o que necessitamos, e buscamos aqui nesta divulgação, é que os cidadãos ofereçam os muros de suas casas para receberem as artes do projeto. A nossa preferência é por muros de alta visibilidade em ruas, avenidas, parques e/ou praças movimentadas, para fins de termos um contato direto e mais impactante entre as pessoas e as artes colocadas no espaço público”, afirmam João e Gio. 

A organização afirma, que neste primeiro momento, quem possuir interesse em disponibilizar espaço para mais uma intervenção artística em Paranaguá, sendo que posteriormente será feita uma curadoria para definição dos locais que receberam as artes. “Caso você queira oferecer seu muro ou sugerir locais também, colocamos à disposição nosso e-mail “[email protected]” ou nossos contatos telefônicos/whatsapp: João Ricardo – (41) 96115557 / Giovanni Negromonte – (41) 996600660″, informam.

“As empresas podem colaborar com espaços, materiais, patrocínio (pontual ou recorrente), ficando como contraprestação para a empresa a divulgação em material publicitário, além de atrelar a sua marca em uma ação que deve impactar diretamente na vida de mais 200 mil pessoas em todo o litoral do Paraná, gerando cidades mais vivas e artísticas”, ressaltam os coordenadores do Paranaguá Mais Cores.

70 a 100 novos painéis em Paranaguá e no litoral

Segundo o projeto proposto para o Profice, de 70 a 100 novos painéis artísticos serão realizados em Paranaguá e outras cidades do litoral do Paraná. “Especificamente para Paranaguá a previsão é de realizarmos ao menos 50 murais, entre pinturas novas e restauro de murais já feitos, mas que sofreram desgaste pelo efeito do tempo”, explica a assessoria. 

“As principais ações do projeto Paranaguá Mais Cores são os mais de 25 painéis já realizados, que geraram um maior embelezamento da cidade e ocupou criativamente espaços abandonados, com principal destaque para a pintura do mural do Aquário de Paranaguá que se tornou um dos maiores painéis do litoral do Estado”, informam os coordenadores da iniciativa, que está produzindo uma grande galeria a céu aberto, criando arte no espaço público de forma gratuita e acessível para toda a população. 

A iniciativa, segundo os dois coordenadores, além de embelezar a cidade, “provoca reflexões, gera conhecimento e traz ganhos seja no emocional ou psicológico da sociedade, de modo que ao colorir o cinza do cotidiano cria-se cidades mais afetivas para se viver”, acrescenta. “A captação do recurso via Profice possibilita uma nova estrutura de trabalho que tende a consolidar as ações já feitas pelo projeto, além de dinamizar o crescimento deste para podermos ampliá-lo para fora de Paranaguá, passando a atingir todo o litoral do Estado”, finalizam.

Antes e depois de um dos painéis localizados no Centro Histórico (Foto: Divulgação/Paranaguá Mais Cores)
“No atual momento de execução do projeto o que necessitamos, e buscamos aqui nesta divulgação, é que os cidadãos ofereçam os muros de suas casas para receberem as artes do projeto”, afirmam os coordenadores do Paranaguá Mais Cores (Foto: Divulgação/Paranaguá Mais Cores)
“As principais ações do projeto são os mais de 25 painéis já realizados, que geraram um maior embelezamento da cidade e ocupou criativamente espaços abandonados”, explicam João Ricardo Guimarães e Gio Negromonte (Foto: Divulgação/Paranaguá Mais Cores)