Cultura

Projeto levará oficinas de Fandango Caiçara para bairros de Paranaguá

Crianças a partir de oito anos até idosos podem participar

foto1 fandango

Proposta é realizar 12 oficinas de Fandango em quatro locais diferentes (Foto: Rafael Damasceno/Grupo Mestre Eugênio)

A partir desse mês, moradores no Nilson Neves, Porto dos Padres, Alexandra e Ilha do Mel, em Paranaguá, terão a oportunidade de fazer uma oficina gratuita de introdução ao Fandango Caiçara. Trata-se do projeto “Descentralizando o Fandango”, do Grupo Mestre Eugênio. O objetivo é levar a dança e música típicas para outros bairros de Paranaguá.

O projeto é realizado através da Lei Aldir Blanc II, PNAB, Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico de Paranaguá e Prefeitura de Paranaguá, Edital 013/2024. A ideia consiste em promover a disseminação do Fandango Caiçara, uma tradição reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, em áreas periféricas, urbanas e rurais da cidade de Paranaguá.

O produtor e gestor do Grupo Mestre Eugênio, Felipe Orlandino Machado dos Santos, explicou que as oficinas são realizadas por jovens detentores, abordando aspectos básicos que visam introduzir o participante aos conhecimentos musicais e coreográficos, com o objetivo de gerar interesse na integração ao Fandango Caiçara e aos grupos parceiros da iniciativa.

foto2 fandango
Objetivo é levar a dança e música típicas para outros bairros de Paranaguá
(Foto: Rafael Damasceno/Grupo Mestre Eugênio)

A proposta é realizar 12 oficinas de Fandango em quatro locais diferentes, com foco nas comunidades do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) Nilson Neves, CRAS Porto dos Padres, CRAS Vila Garcia, e na Escola Municipal do Campo Teodoro Valentim, na Ilha do Mel, serão três oficinas em cada localidade.

“Essas oficinas levarão a rica coreografia e musicalidade do Fandango Caiçara aos participantes, com o intuito de apresentar e ensinar os passos básicos da dança, além de promover a integração entre diferentes gerações e camadas sociais. O projeto visa descentralizar o Fandango da Ilha dos Valadares, onde tradicionalmente se concentram os grupos de fandangueiros, ampliando sua presença em outras regiões da cidade”, disse Felipe.

Com a iniciativa, o Grupo espera promover a inclusão cultural, proporcionar o acesso a tradição para diferentes públicos e preservar o Fandango Caiçara. As oficinas contarão com uma intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), que garantirá a participação de pessoas com deficiência auditiva.

“A atuação em áreas periféricas e rurais permitirá que o projeto alcance um público que, historicamente, tem menos acesso às atividades culturais. Além disso, o projeto contribui para a preservação da identidade caiçara, incentivando a participação de novos talentos e interessados que poderão integrar grupos de Fandango no futuro”, concluiu Felipe.

Inscrições

Podem participar das oficinas de Fandango Caiçara crianças a partir de oito anos até idosos. As inscrições devem ser realizadas por meio de formulário eletrônico disponível no Instagram (@grp_mestre_eugenio) ou, ainda, diretamente no CRAS dos bairros Nilson Neves, Porto dos Padres ou Vila Garcia; ou na Escola Municipal do Campo Teodoro Valentim, na Ilha do Mel.

Para a inscrição, são solicitadas apenas informações básicas como: nome completo, telefone, bairro, idade, a localidade que deseja fazer a oficina, se precisa de acessibilidade e se já teve alguma experiência com Fandango Caiçara.

Programação

O projeto “Descentralizando o Fandango”, do Grupo Mestre Eugênio, começa com a oficinas no CRAS do Nilson Neves, nos dias 26 de junho, 3 de junho e 10 de julho, às 14h30.

Na sequência, o projeto segue para o CRAS Portos dos Padres, com oficinas nos dias 17, 24 e 31 de julho, às 14h30. No CRAS de Alexandra, o projeto acontece nos dias 18 e 25 de julho e no dia 1.º de agosto, também às 14h30. 

Já na Escola Municipal do Campo Teodoro Valentim, na Ilha do Mel, as oficinas serão realizadas nos dias 23 e 30 de julho e no dia 6 de agosto, às 10h.Para mais informações, os interessados podem ligar para o número (41) 98512-1360 ou enviar um e-mail para: [email protected].


Projeto levará oficinas de Fandango Caiçara para bairros de ParanaguáAvatar de Gabriela Perecin

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.

Projeto levará oficinas de Fandango Caiçara para bairros de Paranaguá

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.

Você também poderá gostar