Foi realizada na tarde de quarta-feira, dia 1.º de fevereiro, a cerimônia de posse da nova diretoria do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá (IHGP), para o biênio 2023/2024.
A solenidade aconteceu no pátio externo do IHGP, na praça cívica Joaquim Tramujas, oportunidade em que a professora da rede municipal e estadual, Simone Pereira de Mello, assume a presidência em substituição a Luiz Cezar Rodrigues.
Estiveram presentes à cerimônia o Capitão dos Portos do Paraná, capitão de mar e guerra Anderson Brito de Melo, o coordenador regional do Litoral, Arnaldo Maranhão, a secretária de Cultura e Turismo, Maria Ângela Plahtyn Torres, o presidente da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Paranaguá – ACIAP, Eloir Martins, vereadores e convidados.
O orador do IHGP, Alessandro Pires Staniscia, deu as boas-vindas aos presentes em nome do sodalício. Ele também prestou uma homenagem a todos os ex-presidentes da instituição por manterem viva a chama da história e da cultura de Paranaguá, desde a sua fundação.
A presidente Simone Pereira de Mello, falou da responsabilidade à frente da instituição. “Já estou como diretora há muitos anos, e planos a gente tem muitos junto com a nossa diretoria, que é bem resistente e há anos a gente só vai trocando a presidência. Mas todos nós temos só um objetivo e uma meta, é deixar o Instituto Histórico em pé. Fazer com que a comunidade, os parnanguaras comecem a frequentar este espaço, pois a gente recebe tanta visita, mas quando vamos ver na lista de presença são turistas, então queremos trazer o nosso povo parnanguara para dentro do IHGP para que eles venham conhecer, venham gostar e amar o instituto que é um prédio particular, uma entidade sem fins lucrativos, mais que é de grande importância para a nossa cidade. Então a gente só pede para a comunidade, para os poderes públicos uma ajuda para que façam com que esse prédio não desabe, que ele não tenha que fechar, pois a edificação está precisando de um carinho e um cuidado”, disse Simone, que disse que primeiramente o importante é conhecer o que é a instituição, para criar esta identidade com o local. “Então primeiramente tem que conhecê-lo, por isso a nossa posse está sendo aqui na sede do Instituto Histórico, para que o povo veja que lugar lindo, mas que está precisando de cuidados, e tenho a certeza que a partir do momento que todos conhecerem vão falar “vou dar um pouquinho de mim” porque isso é meu, faz parte da minha vida, da minha história e da minha cidade”, completa.
Luiz Cezar Rodrigues fez o uso da palavra, e desejou sucesso para a nova diretoria nesta jornada.
A vice-presidente e relações públicas do IHGP, Ceres Bremer Martins, enfatiza que a diretoria assume uma nova missão nos próximos dois anos. “Hoje o IHGP tem duas mulheres, como presidente e vice, que estão buscando e lutando para que as colunas do instituto se mantenham em pé, e para que isso aconteça precisamos da ajuda das autoridades, do empresariado, da comunidade local, porque a nossa missão é cuidar, guardar e preservar a história e a geografia de Paranaguá e da nossa região do litoral. Paranaguá é a cidade-Mãe do Paraná, e nós temos essa grande missão de continuar a aguardar essa história, e dentro disso nós temos aqui no Instituto documentos originais, assinaturas da Princesa Isabel e dom Pedro II, autoridades que passaram por nossa cidade, o pantheon, o pelourinho, temos a nossa praça cívica com as 4 estátuas das estações do anos, temos MIS – Museu da Imagem e do Som, temos os ossos mortais de Júlia da Costa e de Leôncio Correia que também estão aqui, além de um gabinete de curiosidades com vários objetos instrumento, e a gente convida a comunidade e vir nos visitar e nos apoiar nesta nova missão”, destaca Ceres Martins.
O Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá permanece aberto às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 18h, localizado na Rua XV de Novembro, 621, ao lado do MAE – Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR.
A Chapa Joaquim Tramujas que toma posse está assim constituída:
Presidente: Simone Pereira de Mello
Vice-presidente: Ceres Bremer Martins
2.º Vice-Presidente: Lucia Helena Freitas da Rocha
1.º Secretário: Leandro Gonçalves Mendes
2.ª Secretária: Sonia do Russio Machado
1.ª Tesoureira: Priscila Onório Figueira
2.º Tesoureiro: Alessandro Pires Staniscia.
Diretor da Biblioteca: Geovanny de Souza Cabral
Diretor do Museu: Eliel Inácio da Silva
Diretora do MIS: Priscila Onório Figueira
Diretor de Patrimônio: Osíris Nascimento Filho
Departamento Cultural: Leandro Mendes
Departamento de História: Sonia do Russio Machado
Departamento de Geografia: Guadalupe Vivekananda Fabry
Departamento de Folclore: Maria Helena Mendes Nízio
Departamento de Artes Plásticas: Lindanil Ferreira de Freitas
Relações Públicas: Ceres Bremer Martins
Orador: Alessandro Pires Staniscia
Conselho Fiscal: Antônio Ozório Mendes da Silva, Tatiana Shewtz da Silva e Mario Mikosz.
Suplentes: Zélia Maria da Cunha, Mauro Hamilton de Menezes de Oliveira Júnior e Guadalupe Vivekananda Fabry.
Confira algumas imagens do evento:
Com fotos do IHGP