Cultura

Primeiro baile de fandango do ano acontece no sábado

Mestre Eugênio recebeu o título de Comendador da Cultura Popular Brasileira e dá nome à Casa do Fandango (Foto: Divulgação)

dodj5vbp 1584454438

Grupo Mandicuera vai comandar a festividade na Casa do Fandango

 

No sábado, 13, o Grupo Mandicuera realiza o primeiro baile de fandango do ano em Paranaguá, a partir das 22h na Casa do Fandango “Mestre Eugênio”, localizada na Ilha dos Valadares (bairro Sete de Setembro). Haverá a participação do Grupo Mestre Eugênio, animando a festividade que promete lotar o espaço, atraindo turistas e a comunidade local. 

“O baile é aberto ao público em geral e, como ocorreu nas edições anteriores, desperta o interesse de pessoas que atuam na causa da cultura popular pesquisando e registrando a dança”, explica Aorelio Domingues da Associação Mandicuera. O grupo estende o convite para todas as pessoas para que prestigiem o baile que será realizado no local, o qual reúne parte do acervo histórico do Grupo Mestre Eugênio, um dos pioneiros do fandango no litoral. 

1(47)

Casa do Fandango fica localizada no bairro Sete de Setembro na Ilha dos Valadares. (Foto: Divulgação)

No local, acontecem aulas de Fandango, com destaque para a música e dança. O objetivo é fazer com que a atual geração de jovens se engaje nas propostas da Associação, ampliando o número de participantes fazendo com que o fandango se torne uma manifestação ainda mais viva. 

Uma das novidades ligadas ao assunto diz respeito à construção da Casa do Fandango por parte do Poder Público, para abrigar todos os grupos que atuam na cidade. Os Mestres estão na expectativa da construção da Casa do Fandango, a qual deve ser erguida na cabeceira da ponte. 

QUEM FOI MESTRE EUGÊNIO 

Eugênio dos Santos nasceu no Rio do Cerco ou Cerco Grande, em Guaraqueçaba, no ano de 1926. Na juventude chegou a Paranaguá, fixando residência na Ilha dos Valadares, tendo fundado o bairro Sete de Setembro. Verdadeira referência do fandango paranaense, Eugênio, dedicou sua vida ao fandango, falecendo em 2011, aos 85 anos de idade. Em todos esses anos constam muitas homenagens recebidas e um trabalho voltado à manutenção do fandango, tendo sempre residido na Ilha dos Valadares.

Em 2003, viajou por várias cidades brasileiras apresentando o espetáculo “Mestre Eugênio e tocadores de Paranaguá” através do Projeto Sonora Brasil, realizado pelo Departamento Nacional do Sesc.  Em 2005, participou como palestrante no Seminário Nacional de Políticas Públicas para Culturas Populares, em Brasília. Em 2006, recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Cultural das mãos do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2008 recebeu do Ministério da Cultura/Secretaria da Diversidade Cultural o Prêmio Culturas Populares “Mestre Humberto Maracanã. Mestre Eugênio foi classificado na classe de Comendador na área de cultura popular.

Você também poderá gostar

Primeiro baile de fandango do ano acontece no sábado

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.