conecte-se conosco

Cultura

Prefeitura de Paranaguá inaugura Galeria de Prefeitos

Os quadros estão expostos na sala de reuniões do poder executivo

Publicado

em

Na tarde de terça-feira, 2, a Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur), realizou a inauguração da “Galeria dos Prefeitos”. O evento ocorreu na Sala de Reuniões do Palácio São José, sede do executivo municipal.

Ao todo, são 25 quadros de prefeitos, que a partir de agora, estão expostos no local. O artista André Luiz Pinto dos Santos levou pouco mais de um ano para finalizar as obras de arte.

“É uma satisfação imensa poder entregar essa obra grandiosa, o André Luiz é um pintor renomado no Estado do Paraná. Nós tínhamos a galeria com os quadros antigos, que nós também estamos restaurando para ser também feita uma exposição em alguma casa cultural do município, mas hoje estamos entregando os quadros de todos os prefeitos que fizeram a história do nosso município. Uma pintura maravilhosa, a sala de reuniões também reformada, com uma nova roupagem e agora terminando com essa galeria tão grandiosa com os quadros dos ex-prefeitos do nosso município”, destacou o prefeito Marcelo Roque.

O artista André Luiz Pinto dos Santos esteve presente na solenidade e sentiu-se honrado de ter feito as obras de arte que ficarão para a história de Paranaguá. “É uma honra porque a cidade de Paranaguá é o berço da cultura no Estado do Paraná, foi aqui que chegou Alfredo Andersen, considerado o pai da pintura paranaense, que subiu para Curitiba posteriormente, mas é aqui que tudo começa para gente em termos de pintura, de cultura, de história, da memória cultural e artística do Paraná. Então, ter a possibilidade de ter feito a galeria dos prefeitos do poder executivo de Paranaguá para mim é motivo de muita honra por estar deixando uma série de obras que ficarão para a história. Ao longo desse um ano de elaboração de pinturas foi um trabalho de pesquisa, tanto em imagética quanto histórica dos mandatos de cada um dos prefeitos e que chegou no resultado que hoje está sendo apresentado aqui na prefeitura”, explicou o artista.

O artista André Luiz Pinto dos Santos ao lado da secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn, contou que os quadros expostos são um resgate histórico da cidade de Paranaguá. “A gente ter uma obra de arte representando o executivo municipal dentro da sala de reuniões, que é um lugar onde a gente recebe as autoridades, gente de outros países, outros lugares, é um resgate histórico. É a gente dizer que temos uma história voluptuosa, ter uma história muito poderosa da cidade de Paranaguá que executou, realizou, transformou a cidade no que ela é hoje e pessoa que fizeram a diferença nas suas gestões, fizeram um trabalho, deixaram um legado, uma história em Paranaguá, seja ela qual for, o teor dessa história, mas temos essas pessoas representadas aqui. Ter esse resgate, a valorização disto numa obra de arte impacta diretamente no que a gente sente em relação as nossas origens. É um impacto positivo na população, que pode não estar em contato direto com essas obras, mas entender que elas estão aqui representando toda nossa história é um fator muito importante”, contou.

Conforme a Secultur, as pessoas poderão visitar as obras de arte mediante agendamento prévio e ter acesso à sala de reuniões com a Galeria dos Prefeitos e conhecer o acervo, assim como outra galeria formulada pelo artista, que será itinerante pela cidade, em locais específicos como a Casa de Cultura, escolas, entre outros espaços.

Foto: Vinícius Araújo

PREFEITOS DE PARANAGUÁ

Publicidade






Em alta